removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 12/08/2014 - 21:17h
Distro extremamente estável. É meu ambiente de produção aqui em casa, no trabalho é o Ubuntu 14.04 (isso porque o pessoal não se adaptou ao openSUSE - dá pra acreditar?). Faço bagunça no Ubuntu, no openSUSE, não. Uso com o KDE puro - aliás, o openSUSE tem uma das melhores relações entre um sistema e seu D.E.
Baixe a versão do DVD, é muito completa, mas não com coisas desnecessárias. Pode escolher o Xfce e depois de tudo pronto, baixe o
i3 neste ambiente. Habite os repositórios principais e depois habilite sua versão Rolling Release (Tumbleweed) - é esta que tenho instalada desde o 12.1 (a atual está na versão 13.1 - fiz a atualização sem o menor problema e com a vantagem de ter a metade do tamanho).
O openSUSE é uma distribuição rápida, estável e segura para ambientes de produção. Sua versão Tumbleweed é atualizada somente depois dos pacotes serem testados pelo desenvolvedores - o Firefox, por exemplo, ainda demora alguns dias a mais que as outras distros para atualização. Os pacotes são testados mesmo! O KDE 5, por exemplo, somente estará disponível depois de testado e considerado estável para ser portado para o Tumbleweed.
O YaST é considerado o melhor gerenciador de pacotes e o
Zypper, muito eficiente. Um não conflita com o outro - claro, não trabalham em paralelo.
Minhas melhores referências do
openSUSE (essa é sua nomenclatura oficial), são os artigos do Fábio Farias, do Alberto e do Cabelo (veja você, somente Mestres!). É distribuição para trabalhar, não fica lhe solicitando atenção para isso e aquilo, inicie e trabalhe.
Também a chamo de distribuição do clicador. :)
Referências
Guia pós-instalação:
->
http://www.vivaolinux.com.br/dica/openSUSE-Guia-pos-instalacao
Usando o Zypper:
->
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/openSUSE-As-varias-formas-de-atualizalo-e-de-instalar-pacotes/?p...
Tumbleweed:
->
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Tumbleweed-o-openSUSE-Rolling-Release/?pagina=2
E para remover Kernels em excesso:
->
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Removendo-Kernels-antigos-do-openSUSE/
****************
Tem um único problema, ao menos para mim, é o GRUB 2.
O openSUSE tem um bug muito chato que ocorre com o GRUB que ninguém resolveu ate hoje. Após atualizar o Kernel (ou todo o sistema + Kernel), ele não inicia. Precisa recuperar seu GRUB.
Por isso, aqui eu gerencio meu GRUB com o Ubuntu (mais fácil de recuperar). Então, no momento da instalação, para não ter esse problema eu não instalo o GRUB do openSUSE (instalo ele em root).
Caso tenha Windows e ocorrer isso (ou mesmo se precisar por qualquer ocasião):
->
http://cabelovivaolinux.wordpress.com/2013/11/04/recuperando-o-grub2-no-opensuse/