RLFontan
(usa elementary OS)
Enviado em 18/07/2016 - 02:20h
iniciantegnu escreveu:
Amigo RLFontan sou um novo usuario no mundo linux entao não fique irritado com o nivel da pergunta.
Porque o openSuse deveria do Slackware e não da Red Hat? O que faz o sistema derivar de outra distribuição?
Também não tenho muito conhecimento do mundo Linux, estamos juntos nessa. Vou dar minha opinião sobre o assunto, se falar alguma bobagem, usuários mais experiente me corrijam por favor.
O que eu acredito que define uma distribuição ser derivada da outra é o reaproveitamente do sistema e de seus pacotes, o mundo Linux permite que isso aconteça, veja a seguir a 4 liberdades do software livre retiradas do site do projeto GNU :
Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:
-A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
-A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
-A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).
-A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
Se você usar o comando:
$ uname -a
No Deepin (derivada do Debian) por exemplo, verá que o terminal indicará o sistema em questão como o Debian Testing e não como Deepin. O que acontece é o que o Deepin é basicamente o Debian com a uma interface diferente e algumas outras funcionalidades e especifidades do sistema, mas tudo isso montado em cima do Debian Testing.
No caso do openSUSE, apesar do openSUSE hoje em dia ser um sistema bastante diferente do Slackware, o fato é que ele é derivado do Slackware no mínimo historicamente falando.
Mas eu acho normal ficar confuso em relação a isso, cada linhagem da família Linux tem suas nuances. A família Red Hat por exemplo é meio confuso de entender... o Fedora é historicamente derivado do Red Hat, mas em termos técnicos o Red Hat deriva do Fedora, isso acontece porque o Fedora é o campo de testes da Red Hat, lá há pacotes recentes que serão estabilizados e depois integrarão o sistema Red Hat, mas a fundação do Fedora historicamente falando veio da Red Hat, o projeto Fedora é um projeto patrocinado pela Red Hat.
Há algumas distribuições que não derivam de nenhuma grande distribuição Linux, e não integram nenhuma das grandes famílias. Essas no caso são distribuições escritas do zero... talvez esse site o ajude a saber um pouco mais sobre elas :
http://www.linuxfromscratch.org/