Fabio_Farias
(usa openSUSE)
Enviado em 07/01/2013 - 08:35h
NKV escreveu:
Breve explicação: Olá, uso linux há um tempo. Acho que desde 2008 ou 2009, nem me lembro. Sempre usei Ubuntu, mas de uns tempos para cá tenho me "aventurado" em outras distros devido as constantes mudanças do Ubuntu e uns bugs estranhos (algo com a placa de vídeo e som, mas nada gritante).
Bom com o som é gritante sim. Ele some as veze e só volta quanto quer. (é ele tem vontades rsrs))Mas o caso não é esse... Como eu ia dizendo, tenho testado algumas distros interessantes por aqui. E embora já soubesse da existência da openSUSE, nunca tinha usado de fato. Baixei a 12.2 e gostei. Achei muito estável e consegui instalar tudo que uso sem problemas. Reconheceu tudo no meu PC. Até a minha multifuncional Lexmark consegui instalar com o driver do fabricante sem problemas. No meu caso foi a única distro em que eu consegui colocar esse danado de multifuncional pra funcionar. Nas outras, apenas o Scanner funcionava.
Gostei muito do openSUSE, mas tenho notado que ninguém, com exceção do fórum openSUSE, tem falado dele. Só falam do Ubuntu pra lá e Ubuntu pra cá. Não que seja algo, digamos; ruim, mas a openSUSE me parece uma distro muito boa e robusta.
Tenho pesquisado sobre openSUSE ultimamente, mas parece que no Brasil essa distro não é tão popular. Em blogs que falam de linux, quando fazem um tópico sobre ela, ninguém ou quase ninguém fala nada, mas se for Ubuntu, nem precisa citar rsrs.
Olá
Entendo sua preocupação. Também já tive esse desejo de ver o openSUSE mais comentado e mais famoso aqui no Brasil. Mas o tempo passou e eu me acostumei a usar o openSUSE “sozinho”, digamos assim uma vez que a fama em torno do Ubuntu é grande demais para que se possa mudar isso em pouco tempo. E eu não vejo razão porque mudar. O openSUSE sempre foi assim, meio esquecido, no entanto, muito usado mesmo sem sabermos.
Fico até com receio de usá-la e ficar perdido por falta de retorno no fórum em casos de ajuda.
Não precisa ficar com receio. Seja no fórum Susebr.org ou aqui no VOL você sempre terá ajuda. Posso citar alguns nomes de pessoas que sempre estão dispostas a ajudar:
- No Susebr.org: elchevive e rauh maru (http://rauhmaru.blogspot.com.br)
- No VOL: Izaías e Albfneto (em outros tempos eu citaria meu próprio nome aqui mas não conte comigo para ajudas urgentes uma vez que não posso mais disponibilizar tanto do meu tempo para ajuda pois minha prioridade é a família).
Além disso, deixar de usar uma distro que gosta apenas porque ela não é popular e não se fala muito nela é bobagem.
Então, sou só eu e poucos que notam essa falta de atenção para o openSUSE ou, de fato, ele tem perdido usuários nesses últimos tempos?
Não, não é só você que nota isso. No entanto, vá sugerir o openSUSE a um usuário que pergunta “que linux devo usar”. Ele nem se dará ao trabalho de testar porque muitos perguntam já querendo receber como respostas: “use Ubuntu”, “use Linux Mint”, use Debian”...etc. Quando vejo posts assim com mais de 10 respostas com essas indicações nem me dou ao trabalho de dizer: “use o openSUSE”.
Interessante que tudo no openSUSE é por modo gráfico, coisa que no Ubuntu ainda é modo texto ou por "gambiarra" como mudar a resolução no logo do "boot" e mudar a hora de UTC para GMT. Coisas pequenas que um usuário do tipo "eu só uso o pc pra navegar na net" não iria muito se importar, eu acho.
Sim, e é por isso que uso o openSUSE. Tenho pouco tempo para me dedicar a aprender Linux e o openSUSE me ajuda e muito nisso. Nada de soluções complicadas ou de centenas de códigos para digitar no terminal (não estou criticando quem faz ou gosta de fazer isso, apenas estou dizendo que EU não gosto disso). E nisso o openSUSE tira de letra. Rápido e fácil, sem complicações. A questão é que as pessoas não querem descobrir isso. Se assustam com a mudança.
Também prefiro o KDE. Acho muito mais personalizável que o GNOME, por exemplo. E mais bonito.
Aqui concordamos também.
Bom, vamos ver o que os demais daqui vão falar sobre o assunto...
Só não estranhe se não vierem muitas respostas...openSUSE é assim amigo!
Abraços!