só pros mais entendidos

1. só pros mais entendidos

Leandro Gomes
leandrogomes

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/04/2008 - 09:35h

galera tenho o wine no meu computador e como todos sabemos ele é um emulador do windows para gerenciar programas não compativeis com linux,agora me veio uma duvida,como todos sabemos esses p2p emitem muitos virus em seus conteudos,Instalei o ARES pelo wine pq não consegui instalar direto no linux,com o uso continuo desse p2p quais as chances de eu encher minha maquina de pragas virtuais...desde ja agradeço a atenção e se puderem me ajudar ja estarei muito grato


  


2. Re: só pros mais entendidos

Eli Carlos
last_evolution

(usa Slackware)

Enviado em 04/04/2008 - 10:05h

Opa cara, beleza?

Não corre risco nenhum, pois os virús desenvolvidos para Windows não conseguem se instalar no computador em background e nem mesmo alterar arquivos como no windows, mas tome cuidado e NÃo fique logado como root, use o root somente para instalar programas.

Abraços!


3. Re: só pros mais entendidos

Ricardo Brito do Nascimento
rbn_jesus

(usa Fedora)

Enviado em 04/04/2008 - 10:17h

Como o evolution falou, vc não tem que se preocupar com virus no linux, se por ventura vier a pegar virus os arquivos infectados serão os do diretorio ~/.wine, aí é só remover o diretório e instalar novamente os teus programas emulados.

Evite se logar com root, procure usar o comando sudo para tarefas administrativas.


4. muito cuidado

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/04/2008 - 10:34h

Tem integração do wine para rodar programas que rodam como serviço e tem muito virus que consegue infectar o wine. Pode ser que não danifique seu sistema e nem mesmo seus arquivos pessoais pois é como se ficasse limitado ao .wine como o colega falou, mas ao estarem rodando podem te trazer dores de cabeça sim, como travar o computador, detonar com os programas que estão instalados no seu wine e até mesmo roubar suas senhas, pois nunca testei mas acredito que keyloggers rodando desta forma pegam todo o teclado do mesmo jeito que pegariam no windows.
Os danos serão menores lógico mas EXISTE RISCO!

Oque recomendo mesmo é: Se esta vindo pro mundo linux, incentive quem incentiva o linux, use software PARA LINUX. Esqueca que existem softwares pra windows. Se acostume com softwares mesmo com quantidade inferior de recursos pois com o incentivo um dia eles poderão se tornar melhor que os "concorrentes". Evite ao máximo usar wine, somente em casos extremos, ultimo caso, quando você precisa mesmo daquele programa e não tem nada parecido. Mesmo assim muitas vezes é melhor usar uma maquina virtual doque o wine.

Abs


5. só pros mais entendidos

Leandro Gomes
leandrogomes

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/04/2008 - 08:18h

Pô valeu ai pela dedicação pessoal,muito obrigado pela força,acabei resolvendo minhas duvudas e aprendendo um pouco mais,um abraço a todos,ah mas só usei o ares no wine pq eu não sei como instalar no linux...valeu...


6. só pros mais entendidos

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/04/2008 - 11:34h

Tudo bem, só que o Wine como se sabe Não é um emulador:
W.I.N.E (Win Is Not Emulator).
Ele carrega win 32 como código nativo de linux, inclusive os virus etc, só que os virus vão ter certas dificuldades pois a estrutura do wine não é bem a do windows, a começar pelo registro.
Programas Win32 que rodam nos drives de windows não funcionam no wine,por exemplo o Cakewalk.
O wine não aceita drivers de windows, pois roda drivers de linux.

Mais além;
Se você infectar um usuário não infecta o outro, desde que você não rode como root. Há um wine diferente para cada usuário.



  



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts