nwildner
(usa Red Hat)
Enviado em 11/04/2012 - 09:19h
mdunguel escreveu:
Senhores, bom tarde.
Estou com uma grande dúvida de qual destes ambientes de virtualização utilizar:
- VIRTUALBOX;
- VMWARE;
- XENSERVER;
- XCP;
- KVM;
- XEN.
Todos estes eu já testei e encontrei documentações, na internet, sobre eles; uns com mais e outros com menos.
Encontrei inúmeras aplicações extras a serem adicionadas a eles para melhorar seu desempenho/acessibilidade/maleabilidade, porém, todas com seus prós e contras.
O que eu estou pretendendo fazer é montar um projeto, com recursos que me possibilitem gerenciar as máquinas virtuais, criar dispositivos de rede como switches, roteadores, storages e até uma rede inteira virtualizada se possível, sendo tudo isso, gerenciado remotamente via browser e semelhante ao que já ocorre com a dupla SAMBA+SWAT, onde este último roda em modo texto no servidor e é acessado pelo navegador de qualquer máquina interna da rede com, inclusive, a possibilidade de acesso pela internet.
Se alguém puder me ajudar agradeço.
Depende das funcionalidades que você pretente utilizar.
Usando qualquer dos softwares que não façam parte de um "Appliance"(Tipo o Oracle Vserver que é um XEN, o Citrix Xen, o RHEV...) você terá que configurar por fora qualquer funcionalidade de alta disponibilidade. Live Migration é o "quente" da virtualização hoje em dia. Não basta estar virtualizado, tem que estar disponível e se possível em duas máquinas reais ao mesmo tempo, garantindo continuidade no serviço. Com versões Source destas ferramentas você fará scripts para cumprir este papel, desprendendo maior trabalho inicial para manter e o gerenciamento não será através de uma ferramenta gráfica, mas funciona muito bem.
Utilizo o VMWare Enterprise no trampo e estamos em processo de migração pro Oracle VM(Xen based - por questões de licença com o Oracle DB) e está sendo muito fera, mas o que me garantiu foi o conhecimento prévio no Xen Free. Usei ele em cima do Debian, para criar VM's paravirtualizadas "in-kernel", e quando não era possível ou era um SO diferente do Linux, hvmloader neles.
Dentre as opções free, eu opto pelo XEN. Motivo: Maturidade e funcionalidades.