
dbahiaz
(usa OpenSuSE)
Enviado em 25/04/2008 - 00:08h
No ubuntu existe o apt que uma ferramente que manipula o sistema, gerencia os pacotes, como o adicionar e remover do windows, se tiver o programa no repositorio ele baixa e instala automaticamente, possui modo grafico (synapitic) ou modo texto.
Só um parentese no comentario do engos, que falou sobre a versão teste do debian ser pior que win, pode até ser pra servidor, mesmo pq a equipe avisa do risco, mais uso a pelo menos 2 meses no desk como principal, e nunca tive qualquer problema, nem com quebra de sistema, nem com travamento, nem com boot, pelo contrario, tem todos os pacotes atualizados( a cada semana sai atualização), pra se ter uma ideia, existe um programa que uso o Octave, que a versao mais recente é a 3, e no ubuntu ainda esta na 2.9 alem de ter uma interface grafica qtoctave, que instala sem problemas , ja tentei no ubuntu e num deu, nem aparece nos repo,(não sei agora na nova versao), tb duvido que se tiver esse problema de insigurança do debian, o mesmo ja não tenha sido solucionado, ja que no site do debian existe termo de coloboração mútua entre elas, diz no site oficial:
"O Debian dá as boas vindas e encoraja qualquer organização que queira desenvolver novas distribuições baseadas no Debian. No entanto, no espírito do Contrato Social do Debian, nós pedimos que estas contribuam seus trabalhos a distribuição principal de modo que todos os usuários possam se beneficiar dos melhoramentos.".
Talvez esteja errado, mais nem sempre pacotes velhos é sinonimo de falta de segurança, mesmo pq redhat, slad10, centos5,usam pacotes tão antigos quanto o debian etch, e não são inseguro. Vale lembrar que é feita por colaboradores ao redor do mundo, não existe empresas como a Novel ou canonical para patrocina-la.
Outra peculiaridade, pra mim a maior do ubuntu foi mostrar ao mundo, que usar o linux que é possivel sim, e não precisar de ser "tecnico pra isso".