engos
(usa openSUSE)
Enviado em 15/04/2008 - 11:41h
Dessa vez acho que o Maran viajou total... :)
KDE 4 é o melhor gerenciado que existe, KDE 3.5 o segundo e depois vem Gnome e outras versões do KDE.
Agora como gosto cada um tem o seu, entendo sua defesa ao Gnome, só estou fazendo um comentário baseado na realidade técnica.
Bem, a grande peculariedade do Ubuntu é que ele pega a versão estável do Debian (que tirando o fato de ser uma distro desatualizada, sendo assim insegura, é muito boa) e coloca versões mais atuais e fieis dos programas, bibliotecas, kernel etc, de forma estável e com bom rendimento. Esses mesmos pacotes atualizados na Debian demorariam meses ou anos para serem lançados, na de teste e na instável fazem essa distro ser pior que o Windows, travando, fechando aplicativos sem aviso, parando de dar boot etc. (O que acontece e muito comigo :( )
Outra peculariedade é a atualização dele, o sistema de atualização da Debian é bem fraco, devido aos pacotes serem incompatives entre si, recomendando apagar programas ou deixar mais de uma versão, lhe obrigando a gerenciar bibliotecas manualmente. Na Ubuntu isso não acontece, pois eles tomam esse tipo de cuidado antes de lançarem atualizações.
Isso sem contar que ele reconhece muito mais hardware que qualquer outra distro, com excessão apenas da Mandriva (e em breve TurboLinux).
Mas acho que a peculariedade mais interessante é sua história, infelizmente mal retratada no Wikipedia.
Mas para conhecer bem as peculariedades, vai no Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_(Linux_distribution)
Sobre a história dele veja também (mas procure no google reportagens que ele deu que são mais interessantes):
http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_Shuttleworth#Linux