
meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 18/09/2011 - 17:35h
Uso Notebooks desde 1990. Iniciei com a primeira geração de Notebooks da Compaq que tinha o tamanho de uma folha A4 e de um Bloco de Anotações (dai vem o nome Notebook), com uns 5 cm de altura. Era absoluta novidade pois os Toshiba e outras marcas da época estavam disponíveis apenas no formato Laptop (pc de colo) pesando algo como 5 a 6 kg enquanto o Compaq pesava 2,5kg.
As baterias pesavam mais de 1/2 Kg e precisava carregar duas ou três extras para poder trabalhar em viagens longas.
Depois do Compaq, tive um Acros que era da linha popular da Acer. Após este, novamente outro Compaq super-portátil (Compaq Contura-Aero). Depois do Contura, veio um Sharp Actius A-280, ainda mais portátil e leve.
O primeiro a usar Linux foi este Sharp Actius com PII-366mhz, 64Mb de RAM e HD de 8Gb, onde consegui instalar apenas o Mandrake 6.0, no ano 2000.
Depois disto usei Toshiba, HP, Compaq e finalmente Acer onde já estou no segundo ou terceiro se contarmos o Acros. Perdi a conta entretanto das marcas e modelos de NoBo e Netbook, onde instalei Linux para amigos e parentes. Ainda não encontrei nenhum onde fosse impossível instalar Linux. Claro que alguns são mais trabalhosos e não aceitam todas as distros mais conhecidas.
Embora possamos considerar o Acer como de segunda linha (apesar de a mesma ter usado a Formula 1 como mídia de propaganda) vejo como uma boa alternativa e serei capaz de repetir a dose.