ewertonurias
(usa openSUSE)
Enviado em 10/10/2013 - 09:26h
lurosareis escreveu:
Dei uma lida no tutorial e no link que ele usou como referência e achei bastante interessante.
É necessário criar uma partição para o Linux antes de iniciar tudo isso né ? (eu tenho "quase certeza" que a resposta é sim)
Em relação ao tamanho das partições, eu pretendo liberar 100gb. para o Linux e lá fala para criarmos 4 partições, boot, /, home e swap.
Na "boot" ele fala em 300mb. OK, na "/" ele fala em 4.5gb OK, "swap" é a metade da memória, no meu caso 4gb de RAM coloco 2gb de "swap" ?
Agora minha dúvida é quanto a "home", é ela que vai alocar meus arquivos? Quanto vocês me recomendam ?
O Linux não "funciona como" o Windows ? (onde ele instala o S.O. também pode alocar os arquivos ?
Desculpa a quantidade de dúvidas, mas já agradeço a paciência de todos...
"Em relação ao tamanho das partições, eu pretendo liberar 100gb. para o Linux e lá fala para criarmos 4 partições, boot, /, home e swap.
Na "boot" ele fala em 300mb. OK, na "/" ele fala em 4.5gb OK, "swap" é a metade da memória, no meu caso 4gb de RAM coloco 2gb de "swap"?"
Lurosareis, quando eu usava dual-boot entre Windows e Ubuntu...
sda1 160GB NTFS Windows7
sda2 60GB ext4 / Ubuntu
sda3 4GB swap
sda4 1,2TB ext4 Meus arquivos
Se não me engano, era mais ou menos assim, mas eu nunca precisei criar uma partição /boot. (Aproveitando, gostaria que alguém explicasse pra que criar esta partição /boot)
Já a partição /home, eu já fiz isto, criar ela separada, se você criar ela, ficará assim: /home/lurosareis ("Pasta pessoal"), tudo que você baixar e salvar vai para a Pasta pessoal.
Quando houver uma futura formatação, o sistema transformará sua /home em uma partição de backup, deixará de ser sua Pasta pessoal, o caminho dela passará a ser /media/lurosareis/"umnomedediscoextenso".
Se nesta formatação você não criou uma nova /home, esta /home será junto com a partição de sistema, ou seja, tudo que estiver salvo na Pasta pessoal, e depois você formatar sem fazer backup, será perdido.
Eu não crio partição /home separada, porque tudo que você instala no sistema, é redirecionado para a Pasta pessoal (pastas ocultas), agora imagina, eu crio /home, salvo meus arquivos bonitinhos na Pasta pessoal, formato o sistema, beleza, foi tudo salvo porque minha Pasta pessoal (/home) foi criada separada, mas perai... e as pastas ocultas que são os programas que eu instalei? Está tudo salvo também! Não tem problema, é só você mesmo ir deletando estas pastas que não te servem mais, preservando somente seus documentos pessoais.
Particularmente não entendo essa parte da /home, acho um pouco desorganizado (ou confuso).
Sempre crio / e swap, e uma partição ext4 (ou NTFS caso queira que o Windows acesse a partição) para meus arquivos.
"Agora minha dúvida é quanto a "home", é ela que vai alocar meus arquivos? Quanto vocês me recomendam?"
Eu recomendo você criar a partição para Windows, depois para Linux, depois swap, e o que restar para o /home (ou uma partição sem formato para você formatar depois no Windows para o tipo NTFS, assim o Windows conseguirá acessar a partição, e o Linux também)
"O Linux não "funciona como" o Windows ? (onde ele instala o S.O. também pode alocar os arquivos?"
Não, agora que começou a mexer com Linux, ESQUEÇA Windows, você irá começar do zero, o sistema operacional é instalado no /, você não aloca arquivos pessoais no /, nem tem como você fazer isto, o sistema não lhe dá permissão, somente pode salvar na Pasta pessoal ou numa partição de dados.
Espero ter ajudado.