ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 04/08/2018 - 06:44h
Não atropela. Primeiro vamos esclarecer alguns conceitos:
- arquivo .iso é um arquivo compactado que contem, normalmente, uma cópia, uma réplica (compactada) normalmente de um CD ou DVD. E por consequência uma cópia dos arquivos e pastas contidos no CD ou DVD original. E se for o caso de um CD ou DVD inicializável (bootável), uma cópia do setor de boot ou do arquivo de inicialização dessa mídia. Ex:
https://i.imgur.com/JdPReds.png
Obs: Existe vários tipos de arquivos .iso.
- pode-se visualizar e ou extrair o conteúdo (pastas e arquivos) de um arquivo .iso com um descompactador de arquivos que suporte esse formato. Ex:
https://i.imgur.com/J1et2QL.png
Observe na fig. que o descompactador do Mint pode visualizar e extrair o conteúdo da iso do Mint mas não pode fazê-lo para a iso do Windows XP SP3 por tratar-se de um formato .iso provavelmente proprietário da Microsoft.
- Montar um arquivo .iso significa, a grosso modo (nada técnico), montá-lo numa pasta da árvore de diretórios única do Linux como se ele fosse um disco de verdade e contendo o respectivo sistema de arquivos. Ex:
https://i.imgur.com/Ndrj7cP.png
abaixo o sistema de arquivos contido na imagem .iso já montado numa pasta contida na pasta /mnt:
https://i.imgur.com/zBujEGl.png
abaixo o mesmo sistema de arquivos montado em "/media/usuario/pontodemontagem" , no caso concreto em "/media/miu/GRTMUPD_BR/" (padrão do Mint) para que seja mostrado na interface do usuário (Gerenciador de Arquivos e Área de trabalho) como um Drive verdadeiro de CD/DVD, com direito a ícone que lembra um drive de CD/DVD, e não como uma simples pasta:
https://i.imgur.com/7q9djFc.png
O programa montador e sua respectiva interface (gráfica, semi-gráfica, linha de comando) a ser usado fica a critério e gosto do usuário.
Observa-se que as pastas e arquivos estão com cadeado ou somente leitura. Pode-se mudar isso no Mint pelo Gerenciador de Arquivos:
https://i.imgur.com/K2dF0sL.png
https://i.imgur.com/87z0AlM.png
mas é necessário abrir o Gerenciador de Arquivos como root. Observe que não há mais cadeado.
https://i.imgur.com/cpsPoTb.png
mas para simplesmente copiar os arquivos e pastas para outra pasta ou midia (pendrive, cartão de memória, ...) não é preciso abrir o Gerenciador de Arquivos como root.
- Deve ficar claro também que simplesmente copiar os arquivos e pastas extraídos de uma imagem .iso de um CD/DVD bootável para uma mídia qualquer (CD, DVD, pendrive, cartão de memória) não tornará a mídia de destino bootavel. Ela será apenas uma mídia de dados.
- Para se criar uma mídia bootável a partir de uma imagem .iso de um CD ou DVD bootável deve-se usar um programa específico pois é necessário mexer na "estrutura" da mídia de destino e não simplesmente copiar arquivos.
. Se a mídia de destino for um CD ou Dvd, normalmente um programa de gravação de CD/DVD faz isso, visto que, normalmente, um arquivo .iso é uma cópia (imagem) bruta, compactada, de um disco de CD/DVD.
. Se a mídia de destino for um pendrive, cartão de memória, ou qualquer tipo de memória flash, um programa específico é necessário. O problema é que esses programas não são capazes de fazer o seu trabalho corretamente com todos os tipos de arquivos .iso.
Ex: O "Gravador de Imagem USB" do Mint, que cria um pendrive bootável a partir de uma imagem .iso, normalmente não consegue fazê-lo corretamente com uma imagem .iso do Windows.
Diante do que foi comentado é necessário que fique claro:
- O que voce dispõe?
. Um arquivo .iso contendo uma imagem original do CD/DVD do Windows?
. Esse arquivo .iso está intacto?
- O que deseja fazer?
. Criar uma mídia bootável do Windows a partir desse arquivo .iso?
. Simplesmente extrair e copiar pastas e arquivos contidos no arquivo .iso para outro lugar?