DiegoAngra07
(usa Ubuntu)
Enviado em 23/09/2012 - 18:37h
Boa noite amigos do VOL!
Então, tenho duas situações sobre as quais queria pedir uns conselhos.
1ª - Uma máquina com Ubuntu 12.04 e outra com Kubuntu 12.04, nas quais eu utilizo o Ubuntu Tweak para limpar os caches e etc. Estava pesquisando na internet sobre maneiras de resolver a segunda situação e então vi algumas recomendações, até aqui no VOL, sobre o BleachBit.
Perguntas:
A - Mais ou menos em qual escala o BleachBit é melhor que o Ubuntu Tweak? Me refiro aos quesitos de opções de limpeza, arquivos a serem apagados e etc.
B - Quais seriam estas opções a mais que ele possui?
C - Baseando-se nas duas respostas acima, compensa trocar o Ubuntu Tweak pelo BleachBit, sendo que são apenas duas máquinas de uso simples e caseiro (navegar na internet, ouvir músicas, manipular documentos e etc, nada de programas pesados) ?
2ª - Uma máquina rodando Ubuntu Server, sem interface gráfica, na qual quero ideias de como posso limpá-la de maneira efetiva. Primeiramente eu pensava apenas em descobrir quais os comandos que o Ubuntu Tweak por exemplo executa nas máquinas citadas acima, para que eu fizesse o mesmo nesse servidor. Pesquisando na internet achei os comandos
apt-get autoclean,
apt-get clean e
apt-get autoremove facilmente.
Perguntas:
A - Entendi o contexto de cada comando que citei. A minha dúvida é, se eu usar o apt-get clean, vou perder TODOS os arquivos de extensão .deb que eu tiver salvos? Mesmo que tenha sido eu mesmo, usuário, que os moveu e guardou numa pasta pessoal para arquivar?
B - O apt-get autoremove remove os pacotes desnecessários no sistema (pelo que entendi). Isso não é feito pelo apt-get upgrade já? Quando ele diz: "X pacotes novos, X pacotes a serem atualizados,
X pacotes a serem removidos" ?
C - Com esses comandos pode-se obter um "grau" de limpeza similar ao do Ubuntu Tweak?
D - O BleachBit pode ser usado pela shell? Se sim, é muito complicado (de especificar por exemplo o que quero limpar só pelos parâmetro do comandos)? Pois pensei que se ele for bem mais eficaz que estes comandos citados, eu poderia instalar o pacote e utilizar os comandos dele.
E por fim, encontrei dentre os muitos artigos que li, este:
http://pt.kioskea.net/faq/7272-fazer-uma-limpeza-no-ubuntu-residuos-de-configuracao-pacotes , ele é de 2011, mas fala algumas coisas sobre limpeza de versões antigas de Kernel e mais alguns arquivinhos de resíduos dos softwares. Devo me preocupar com essas coisas?
Obrigado desde já pessoal.