engos
(usa openSUSE)
Enviado em 18/02/2008 - 12:11h
Olá, pelo que entendi você tem uma partição de 22Gb que está sendo utilizada como "partição Windows" (FAT ou NTFS), por isso você consegue ve-la e utiliza-la normalmente no Windows.
Só que o Ruindows é burro demais e não consegue utilizar toda a capacidade do HD devido a técnica utilizada nas partições FAT e NTFS, sendo assim ele deixa um "resto" de espaço livre no HD.
Quando você tenta instalar o Conectiva ele está querendo instalar no espaço disponível, ou seja, nesse "resto", o qual realmente vai ser impossível por ser muito pequeno.
Você precisa conseguir remover a partição da unidade D do windows, seja pelo Linux, seja pelo windows. Pesquise um pouco sobre o fdisk tanto de um quanto de outro e se precisar de mais ajuda nos avise. Qualquer coisa recorra a uma versão mais nova do Conectiva (ou seja a Mandriva 2007 ou 2008), nem que seja apenas para poder criar as partições corretamente.
Depois de conseguir remover a partição D você pode criar as partições do Linux, lembrando apenas de criar:
1a - Partição /boot de 50Mb (500!? não sei porque lhe recomendaram isso quando o correto são apenas 10, por isso 50 tem que ser mais do que o suficiente)
2a - Partição SWAP (com o dobro de memória RAM como já lhe disseram)
3a - / (com o resto - uns 3Gb)
4a - /tmp (com o restante, sendo que como essa partição são de arquivos temporários, você pode deixar até mesmo com menos de 500Mb, mas recomendo deixar ao menos uns 3Gb para uso correto dela)
Espero ter ajudado.
Abraços