Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 06/06/2014 - 23:18h
No teu caso como não é proxy transparente, ou seja, tu informa ao navegador que deve usar proxy é possível usar Squid para HTTPS, pois o navegador conversa com o proxy dizendo o que quer.
Aliás, desde o Squid 3.1 é possível bloquear HTTPS em proxy transparente, mas daí tem que se fazer gambiarras incluíndo o Iptables e filtragem pelo Iptables consome muita banda.
Quanto ao fato do pacote ser criptografado pelo Squid, pelo banco ou ir em texto, isso depende. Pois o pacote que sair será gerado com o certificado do Squid, mas quando o pacote volta ele terá uma chave gerada pelo banco, por exemplo.
Mesmo fazendo o que estiver no link abaixo, não é possível filtrar por conteúdo, que estaria criptografado, somente é possível filtrar pela URL. Mas acredito que isso atende ao que tu quer.
Os bancos (e vários sites com suporte à criptografia) utilizam plugins. Até um tempo atrás isso era uma
[*****], pois os desenvolvedores de plugins preferenciavam suporte para o Internet Explorer. Hoje este problema quase não existe mais.
O SSL (Secure Sockets Layer) usa um sistema de criptografia que utiliza duas chaves para criptografar os dados, uma chave pública conhecida por todos e uma chave privada conhecida apenas pelo destinatário.
Com o Squid com suporte a SSL ele se torna uma CA (Certificate Authority), ou seja, uma Autoridade Certificadora e atua mais ou menos como um homem-do-meio. Não podemos dizer que com SSL o Squid torna-se exatamente um homem-do-meio, pois ele não quebra a criptografia do certificado do banco por exemplo, mas torna-se uma CA apta a trocar chaves. Por isso não é possível filtrar por conteúdo.
Não sei se me fiz entender, mas faça o procedimento do link abaixo que tu conseguirá bloquear HTTPS.
Tu deverá compilar o Squid com suporte à SSL (se ainda não tiver).
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Squid-in-the-middle-Bloqueando-sites-HTTPS-no-Squid