srf
(usa RedHat)
Enviado em 22/08/2007 - 17:34h
Da uma olhada em:
www.famelix.com.br
O FAMELIX GNU/Linux começou como um projeto de pesquisa, em 2003, para desenvolvimento de uma versão de Linux que permitisse ao usuário mais elementar trabalhar com seu computador, sem que isso representasse re-aprender como usá-lo. Muitas empresas atualmente ainda têm uma grande dificuldade para adquirir cópias licenciadas dos programas necessários para a plena utilização de seus computadores (sistema operacional, editor de texto, planilha de cálculos, etc...). Outra vantagem do FAMELIX GNU/Linux é a segurança dos dados armazenados no seu computador. Por conta da grande facilidade de contaminação por vírus, muitos usuários passam por grandes problemas após terem seus arquivos contaminados. Com o FAMELIX GNU/Linux, o risco de contaminação do sistema é nulo, assim como para qualquer Linux.
O FAMELIX GNU/Linux é um software livre, isto é, é totalmente gratuito. Esta condição permite que qualquer pessoa possa copiar, instalar, fornecer para os amigos, sem nenhuma limitação. Contudo, se uma empresa necessita de uma versão específica do FAMELIX GNU/Linux, com aplicativos específicos e configurações idem, neste momento a FAMEG pode fornecer o serviço de personalizar uma versão conforme as necessidades apresentadas. A intenção do projeto é provar que a região norte de Santa Catarina é plenamente capaz de desenvolver sistemas operacionais complexos e fornecer serviços de desenvolvimento de aplicativos, para qualquer fim.
O FAMELIX GNU/Linux possui arquivos de instalação e configuração modificados e personalizados. A Interface se aproxima a do WindowsXP, sem ser idêntica e grande parte das funcionalidades existentes no ambiente KDE (muito semelhante ao Windows) foram adaptadas para transformar o ambiente de trabalho o mais amigável possível.
Suas principais características são a montagem automática de disquetes; ambiente gráfico semelhante ao Windows; reconhecimento automático de impressoras (locais e remotas); “mapeamento” de unidades de rede, através de Samba e NFS; compatibilidade com o português do Brasil; utilização de fontes comuns ao Windows (Arial, Times New Roman, etc...), entre outras.
Para o desenvolvimento do projeto, foram consideradas as distribuições DEBIAN e KNOPPIX. DEBIAN é a distribuição GNU/Linux 100% livre e 100% código aberto. KNOPPIX é uma versão otimizada do DEBIAN, com um método de instalação bem simples. A partir da versão 1.0, o FAMELIX GNU/Linux passou a ser um projeto integralmente desenvolvido pela FAMEG, pelo Professor David Emmerich Jourdain e pelo GDU-FAMELIX (Grupo de Desenvolvedores e Usuários do FAMELIX). Este grupo é composto por alunos dos cursos de Administração de Empresas - habilitação em Sistemas de Informação Gerencial, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Sistemas de Informação.
GDU oferece ainda serviços de personalização do FAMELIX GNU/Linux; migração de terminais e servidores MS-Windows para o FAMELIX GNU/Linux; treinamento no FAMELIX GNU/Linux e nos aplicativos que estão no CD (OpenOffice, GIMP, etc.) para grupos de 30 pessoas das empresas ou órgãos públicos, que contratem o serviço, para facilitar o processo de migração; palestra para os funcionários das empresas ou órgãos públicos e desenvolvimento de sistemas.