
mrampersand
(usa Slackware)
Enviado em 06/05/2006 - 23:31h
O primeiro programa a rodar sobre o Slackware, além do kernel Linux, é o init(8). Este programa lê o arquivo /etc/inittab(5) para ver como carrega o sistema. Ele roda o script /etc/rc.d/rc.S para preparar o sistema antes de ir para o nível de execução desejado. O arquivo rc.S habilita sua memória virtual, monta seu sistema de arquivos, limpa certos diretórios de log, inicializa os dispositivos Plug and Play, carrega os módulos do kernel, configura os dispositivos PCMCIA, ativa as portas seriais, e os scripts de inicialização do System V (se encontrado). Obviamente o rc.S possui muitos recursos, mas existe alguns scripts no diretório /etc/rc.d que o rc.S irá chamar para completar seu trabalho:
rc.S
Este é o atual script do sistema de inicialização.
rc.modules
Carrega os módulos do kernel. Coisas como sua placa de rede, suporte a PPP, e outras coisas são carregadas aqui. Se este script acha o rc.netdevice, correrá tudo bem.
rc.pcmcia
Investiga e configura qualquer dispositivo PCMCIA que você possa ter em seu sistema. Isto é bem útil para usuários de laptops, que provavelmente possuem um modem ou rede PCMCIA.
rc.serial
Configura suas portas seriais rodando os comandos apropriados do setserial.
rc.sysvinit
Procura pelos scripts de inicialização do System V para o runlevel desejado e os inicializa. Este assunto é discutido em maiores detalhes abaixo.
O arquivo rc.inet1 contém a configuração de rede. Se vc quiser configurar o ip vc tb pode usar o comando netconfig.
Veja o livro
http://slackbookptbr.sourceforge.net/livro/html/book.html