tenchi
(usa Slackware)
Enviado em 01/12/2007 - 00:50h
Cara, eu uso aqui o cruxports4slack e funciona muito bem!
Ele é bem parecido com o ports do freebsd, mas não tem aquela variedade de pacotes que o do capetinha tem.
Também tem como rodar o pkgsrc no slackware (veja slackzine 3ª ed.), mas não fica muito bom, pois ele não cria um pacote e não verifica os programas já instalados via pkgtool, o que faz instalar programas que já estão instalados (eles são instalados em /usr/pkg/). Tem a vantagem de fazer checagem de dependências e tudo.
Tem o slackports, que baixa um slackbuid automaticamente da internet e o executa, compilando e criando um pacote.
Eu baixei a árvore do FreeBSD aquina intenção de portá-lo para o slackware. Imagina: são mais de 20.000 pacotes! É mais do que o pessoal do Debian se gaba de ter! E todos compatíveis com o Linux. Vão desde jogos, ferramentas de administração, ambientes gráficos... Cheguei até a querer usar o FreeBSD pela quantidade de pacotes disponíveis - além da estabilidade do sistema -, mas não consegui configurar a net nele. a verdade eu instalei aqui em casa numa máquina virtual e numa outra antiga, lá na faculdade onde estudo.
Mas ainda não consegui fazer funcionar no Slack... Na verdade nem dediquei muito tempo à isso. Aqueles que quiserem se juntar a mim nesta jornada - estou sem tempo ultimamente... Mas quem sabe agora nas férias? haua
A minha idéia é a seguinte: O ports baixaria o código-fonte e compilaria. Como o sistema é todo baseado em Makefiles, poderíamos adicionar algumas instruções que criariam o pacote e instalariam de forma controlada. E criar pacotes no Slackware é algo relativamente fácil. Não exige tantos conhecimentos.
O que me dizem?
http://slackports.sourceforge.net/
http://delili.lens.hl-users.com/cruxports4slack.html
http://www.freebsd.org/ports/
http://pkgsrc.se/