pbonfanti
(usa Debian)
Enviado em 09/11/2018 - 07:53h
mvgomes escreveu:
O Slackware seria prático para o dia a dia? Porque a compilação demora nos hardwares mais medianos e caçar dependências dá trabalho, apesar de terem ferramentas para facilitar. Então daria para ter praticidade no Slack? Ou seria melhor usar outra distro?
Respondo por experiencia própria, eu instalava o slackware no serviço porque as maquinas nem aguentavam uma distro full como debian com gnome, na época nem espaço em disco eu tinha direito (usei NIS para armazenar os arquivos de usuarios), quase ninguem que eu conhecia sabia mexer com slack e meu apoio de suporte vinha quase exclusivamente da lista do slack, principalmente muitas dicas do piterpunk. Como o tempo todo mundo nas outras unidades foi instalando debian/ubuntu, hardware sofrendo upgrade, e foi necessário migrar pra ter uma padronização geral e mais facilidade de suporte, principalmente que tenho que lidar com software legado.
Usei pessoalmente o slack durante alguns anos pela estabilidade, mas no serviço não instalo mais slackware e para me manter alinhado com o ambiente, uso distros baseadas em deb pessoalmente também.
Tem um ex-colega que usava slackware no note dele e talvez use até hoje. Para a sua máquina individual, uma vez que você tenha o trabalho inicial de configurar o sistema você até esquece que ele existe, eu tive equipamento esquecido no serviço que ficou rodando slackware durante anos, e não causou nenhum chamado de suporte, como se fosse o último dinossauro vivo.
Dá sim trabalho instalar coisas na unha , mas hoje existem algumas ferramentas como slackbuild que facilitam quem permanece com o slack, enquanto existem situações infames nos sistemas de dependencias, por exemplo no meu caso , eu queria a comodidade de inspecionar arquivos, em um servidor samba, e aí instalei o gnome no debian server. Não gostei do resultado e mandei desinstalar o gnome, mas o dpkg insiste em querer remover o serviço do samba, como se ele fosse parte do gnome!!
Um sistema de dependencias pode lhe dar muitas facilidades, mas tambem, dores de cabeça.
Respondendo a sua pergunta, o slackware é prático para o usuário técnico que gosta de por a mão na massa , aprender, e ter um controle fino do seu sistema, ou rodar em hardware muito antigo, não é tão prático para usuários leigos, iniciantes com pouca paciência, etc.