arabasso
(usa Slackware)
Enviado em 24/07/2009 - 17:15h
douglasfim, o "buraco é mais embaixo". Não sou usuário iniciante em Linux, já uso o Slackware desde a versão 9.1 e Conectiva 8. Só que sempre usei Linux em PC, nunca em notebook. E outra, com o Slackware, eu sempre consegui instalar as coisas, desde o driver nvidia até os winmodems Lucent e SmartLink.
Basicamente, minha "provável" decepção com Linux é:
1) Eu posso usar uma distro que é simples de configurar, só que tem muitas coisas pra configurar;
2) Eu posso usar uma distro que é bonita e fácil, mas que eu tenho que ficar pagando pau pra instalar uma "bendita" placa de som.
A razão para eu abrir esse tópico é simples: eu não quero ter que ficar instalando "isso", "aquilo", "configurando tal", pra ter um sistema rodando beleza. Já foi a época que eu tinha tempo pra fazer essas coisas. O que eu preciso (e garanto que muitos usuários Linux) é de rapidez e facilidade.
Imagine se alguém te pedisse pra formatar e instalar o Slackware, vc iria perder pelo menos 1 dia inteiro só instalando e configurando (isso se a máquina da pessoa num der pau em algum hardware que o Slack ou o kernel Linux não tem suporte).
Como sou programador, faço trampo de site e sistema. A pessoa que quer site ou sistema num tá nem aí onde vc vai fazer o baguio, se é no Windows ou Linux, se a linguagem de programação que você usa é Assembly ou Ruby, ele quer uma coisa que funcione bem e que atenda às suas necessidades. O meu caso não deixa de ser parecido, só muda o tipo de coisa (no caso SO).
E pra encerrar esse tópico, consegui deixar o meu notebook redondo (ou meio oval). Instalei o Ubuntu 9.04 Jaunty em um notebook Acer Aspire 3050 / Sempron 3500+ / 2GB de RAM / 160GB HD / ATI Radeon Xpress X1100 (vulgo 200M) / HD audio Realtek / Wireless Atheros / Lan Realtek RTL8139.
O Jaunty instalou tudo (eu digo tudo mesmo). O suporte a ACPI tá "lindo / maravilhoso", a batera dura até mais do que no Windows (umas 2 horas). O problema do som era simples, mas eu não viu em lugar algum como resolver isso, foi meio na sorte. Bastou eu ir em "Controle de Volume", clicar em "Preferências", marcar a opção "Surround" e tirar o mute dele. Pronto, o alto-falante do notebook tá OK (a única coisa é que se eu plugar uma caixa de som no "Front audio" do note, ele não desabilita o alto-falante dele, mas eu posso conviver com isso...)
E o vídeo, tentei as maiores barbaridades que alguém pode imaginar: fazer downgrade do xserver 1.6 para o 1.5.2, recompilar o 1.5.3 e instalar. Consegui compilar o driver ATI, pena que o desempenho ficou um lixo. A placa consegue somente 120fps no glxgears, e somente 15 no fgl_glxgears (o driver ati opensource consegue mais de 600fps!). Você acha que eu esquentei a cabeça? Eu não, habilitei o driver radeon opensource e boa.
Eu não jogo jogos pra PC, gosto muito de emuladores. Já testei o pSX, o ePSXe, o VBA, o Zsnes. Instalei o wine e rodei até o NeoRageX e o Final Burn Alpha normal, até melhor do q no Windows (o NeoRageX dava mt flicker no Windows).
Instalei a suíte Adobe CS3 (não abro mão de jeito nenhum, e ainda vem gente fala que o Gimp é bão...), o Apache / PHP / MySQL (para sites). Instalei o NetBeans / FireBird (para sistemas). A essa lista de programas:
* VLC Media Player
* Audacious (gosto dele desde qdo usava Slackware);
* Thunderbird (o evolution é brabo...);
* Deluge (cliente torrent mt parecido com o utorrent que eu adoro);
* Deixei Pidgin e Brasero (me surpreendi com essa versão do Brasero);
* Deletei o Evolution, Ekiga, Transmission, Rhythmbox e o reprodutor de filmes.
Bom galera, acho que esse é o fim. Muito obrigado MESMO à quem respondeu. Pra falar a verdade, eu queria ver como andava a opinião de outras pessoas com relação ao Linux. Estou gostando muito desse Ubuntu Jaunty, e digo mais: é uma das versões mais profissionais que já vi. Só de ter um sistema para gerenciamento de idiomas, mostra que o Ubuntu tem muito respeito pelas pessoas de outras nações. Fora que pra instalar programas, praticamente não existe programa que não tenha pacote .deb. E o melhor de tudo, verifica dependências certinho (a principal queixa que tenho contra o Slackware).
Até a próxima!!!