CerberusBH
(usa Slackware)
Enviado em 13/07/2010 - 14:11h
Olá!
Pra você fazer a instalação desta forma, é uma aventura até interessante, hehe!
Quando fazemos a instalação a partir de uma mídia já gravada, seja ela CD ou DVD, ali se encontram os arquivos que farão o boot do computador e chamarão o referido aplicativo que será o responsável pela instalação.
Já que você tem uma imagem ISO salva dentro do HD, precisará criar disquetes de boot do Slackware ou um pendrive de boot do Slackware.
Vou considerar a opção de usar disquetes de boot. Você precisará de três. Cada um será gravado com as seguintes imagens:
- "bare.i" ou "bareacpi.i" (Esse é o kernel para o primeiro disquete. Fará o boot do sistema.)
- "install.1" (Segundo disco. Será solicitado assim que o kernel carregar.)
- "install.2" (Terceiro e último disco.)
As referidas imagens serão transferidas para os disquetes através do programa "RAWRITEWIN.EXE" (via Windows) ou com o comando #dd if=<nomedaimagem> of=/dev/fd0 (via Linux). Na internet há muita informação sobre este processo.
Grave as imagens nos discos, etiquete-os corretamente e reserve. Parece frase de receita de bolo, não?
É necessário que o HD já tenha a partição reservada para o Linux. O risco de erro é muito grande se você pretende particionar o HD após iniciar a instalação, já que pode perder seus arquivos, inclusive sua imagem ISO.
A partir deste ponto, vou iniciar as instruções, considerando o seguinte cenário como exemplo:
A) Você tem um HD sata particionado meio a meio, com Windows XP na primeira partição em sistema NTFS. Segunda partição vazia. Este HD será "enxergado" pelo Linux como /dev/sda. As partições serão respectivamente /dev/sda1 e /dev/sda2.
B) Na raiz da partição windows há uma imagem ISO como nome: Slackware13.iso
C) "Setup" do computador configurado para dar boot inicialmente pelo disquete.
Ligue seu computador com o primeiro disquete no drive. Aguarde até que o kernel carregue e peça o segundo e o terceiro disco. Esse processo demora alguns minutos. É normal. Enquanto isso, aproveite para fazer um lanche leve.
Ao término do carregamento, você verá o bom e velho prompt que o Slackão nos apresenta. Vamos agora criar um ponto de montagem para disponibilizarmos a imagem ISO. Esse ponto de montagem NÃO PODE SER dentro de /tmp. Lave as mãos, dependendo do que você estava comendo no seu lanche leve, antes de usar o teclado. Faremos então assim:
#mkdir /hdWin (Criamos um diretório na raiz, com o nome "hdWin", a fim de montarmos a partição Windows.)
#mkdir /imagemISO (Criamos um diretório na raiz com o nome "imagemISO", onde vamos montar a imagem.)
#mount -t ntfs -o ro /dev/sda1 /hdWin
#mount -v -o loop -t iso9660 /hdWin/Slackware13.iso /imagemISO (Montamos a imagem no diretório criado)
Estes diretórios foram criados e montados na Ramdisk. Nada foi alterado em seu HD.
Agora sim, vamos à instalação em si:
#cfdisk /dev/sda (o CFDISK é o aplicativo onde você irá preparar a partição Linux, criando a área de Swap e as demais partições que você talvez queira fazer. Cuidado para não destruir sua partição Windows.
#setup (Inicia o processo de instalação).
Você verá a tela inicial de instalação, e os menus de opções. Veja os menus aqui:
http://www.slackbook.org/html/installation/setup-program-w.png.
Acesse o menu "SOURCE" e use a opção "4. Install from a pre-mounted directory". Veja aqui:
http://www.slackbook.org/html/installation/setup-source-w.png
Aponte então para o caminho /imagemISO que é o diretório onde montou a imagem.
Agora o restante eu acho que você talvez já saiba. Acesse o menu "TARGET" para indicar a partição onde você vai instalar o Slackware, escolha os pacotes e seja feliz!
Não é um processo difícil. Acredite ou não, usei praticamente o mesmo caminho para trocar o RedHat 4 pelo Slackware 13 em um K6-2, HD de 4GB com Win98 na primeira partição, sem drive de CD, sem entrada para USB. Mas no meu caso, no lugar da imagem ISO eu baixei da internet os pacotes que precisava.
O que acho fascinante disso é que, tendo um pouco de criatividade e paciência, praticamente não há limites para instalar e usar o Linux.
Um grande abraço!