Rezendebt
(usa Slackware)
Enviado em 27/05/2017 - 21:49h
Boa noite amigos, sou (era) um ferrenho defensor do Slackware, e deixo esse texto para reflexão. Todas as minhas estações estão com esse, até então, incrível sistema instalado. Embora não me considere um expert em linux, já venho utilizando a distro há uns 15 anos, e portanto também não me encaro como um usuário recém-migrado dos sistemas comerciais ou dos ubuntus. Até a tarde à hoje, eu estava certo que minha parceria com o Slackware iria durar por longos anos, porém começo a ponderar se realmente seria sensato.
Bom, vejam a situação, hoje eu peguei um notebook de uso não profissional que costumo usar como desktop/diversão e formatei o hd todinho, zerei tudo, configurei ele em GPT pra bootar com a bios setada só em UEFI em single boot no slack14.2-64, tudo certinho, caminho da roça até então. Depois de concluída a instalação tudo estava funcionando perfeitamente como deve ser. Até que, sem instalar nem mexer em absolutamente nada no sistema, fui direto nos mirrors do slackpkg e habilitei um mirror brasileiro do slackware14.2 estável (hiper conservador), jóia! Daí, vem o slackpkg update, seguido de um upgrade-all e depois um install-new. O que parecia ser a coisa mais natural do mundo, acabou virando um pesadelo, pois após reiniciar o sistema, o pc não reconhece as usb, não reconhece a placa de rede nem bluetooth (na verdade não demonstra reconhecer nada) e não sobe o 'X' apresentando o praticamente insolúvel problema do /home/user/.serverauth.#### doesn't exist. (que também ocorre com o root).
Após pesquisar uma tarde toda por soluções minimamente objetivas para o cenário, encontrei diversas pessoas que se depararam com o mesmo problema após o update do sistema, e a quase totalidade delas tentou "quase" tudo para resolver o problema até que:
-Desistiram e reinstalaram o sistema do zero porque as bibliotecas ficaram ferradas demais, ou;
-Desistiram porque simplesmente não conseguiram encontrar uma solução para o problema, ou;
-Desistiram porque era mais simples e rápido reinstalar o sistema!
Por outro lado, encontrei duas pessoas que conseguiram resolver seus problemas (uma porque o sistema permitiu que ela refizesse o update e outra que reinstalou uma determinada biblioteca que possibilitou subir o 'X', nesses dois casos os periféricos não foram afetados, aparentemente)
Mas o fato é: Não encaro esse como um mero erro, algo que ocorreu em decorrência do uso natural/cotidiano e nem da solicitação mais pesada do SO. Entendo que há uma elevada gravidade nessa situação, sobretudo pois ela surgiu após uma básica ação de atualização do sistema! No meu caso, de uma atualização de uma instalação 100% limpa, zerada, intacta! Desculpem-me sobretudo os usuários fiéis ao Slack (que é -era talvez- o meu caso), mas pra mim isso foi um tapa na cara, uma rasteira. Eu estou me sentindo um usuário Windows, pois após a atualização o notebook ficou numa situação tão anormal que tenho a impressão que vou ter de desconstruir e reconstruir tudo no braço. O sistema Linux mais sólido, na minha opinião, teve sua confiabilidade abalada de forma inconteste.
A nível de gestão, é mais sensato formatar tudo de novo e reinstalar, pois não faz sentido buscar reparo em uma instalação "limpa e atualizada", haja vista que entendo ser esse um papel dos desenvolvedores do Slackware, e não tenho pretensão nem tempo de ser um. Eis que, circunstancialmente, deparo-me com dois cenários:
1- Reinstalar um sistema e ficar sujeito ao mesmo problema quando for atualizar.
2- Empregar uma quantidade indefinida de tempo para resolver algo que, em teoria, jamais poderia ter ocorrido em uma instalação limpa. ( esse jamais, digo, a nível de filosofia de sistema e de programação)
Repare que em ambas as situações a causa raiz não seria idendificada de pleno. Bom, minha consciência de gestão não me permite seguir a segunda opção, de forma que procederei pelo primeiro cenário, mas deixo esse manifesto consternado de surpresa em relação ao Slackware.