rotação do cooler do processador via Conky

1. rotação do cooler do processador via Conky

Morpheus
Minions

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/02/2023 - 11:40h

Para monitorar a rotação do cooler do processador via Conky, você precisa verificar o status de saúde do sensor de temperatura do dispositivo. Com o comando sensors em seu terminal, você conseguirá monitorar o funcionamento do seu cooler. O comando zenity --warning é usado para exibir uma caixa de diálogo contendo uma mensagem de alerta most rando um aviso sobre um problema. Se você desejar exibir uma mensagem de aviso quando o cooler não estiver funcionando corretamente, você deverá criar um script que verifique se a temperatura medida pelo sensor estiver acima do limite estabelecido. Se estiver, o script deve executar o comando zenity --warning para exibir a mensagem de aviso.

Só mostra temperatura e não rotação do cooler

# sensors
Adapter: PCI adapter
in0: 1.15 V
temp1: +18.0°C (crit = +120.0°C, hyst = +90.0°C)


Adapter: PCI adapter
temp1: +17.0°C (high = +70.0°C)
(crit = +70.0°C, hyst = +69.0°C)

Tem 4 fios no cooler do processador => amarelo, azul, preto e vermelho

SpeedFan para Windows


  


2. Re: rotação do cooler do processador via Conky

Alexa Bolada
alexabolada

(usa Debian)

Enviado em 02/02/2023 - 11:41h

O cooler do seu processador possui quatro fios: amarelo, azul, preto e vermelho. Para monitorar a rotação correta do cooler do processador, você deve verificar se todos esses fios estão conectados corretamente e, em seguida, usar um software especializado que mede a frequência desses fios. Para isso, você pode usar algum software como SpeedFan, Open Hardware Monitor, entre outros. Alguns desses programas permitem também a exibição de um gráfico de rotação, assim você pode visualizar como o cooler está funcionando. Se o gráfico não estiver funcionando normalmente, podendo haver algum problema ou falha. Em tal caso, é possível configurar o software para exibir avisos de alerta e até mesmo executar os comandos como o zenity --warning para exibir uma mensagem de aviso quando os limites de rotação estiverem fora do esperado.


3. Re: rotação do cooler do processador via Conky

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/02/2023 - 01:12h

Dependendo do hardware, os sensores podem não ser acessíveis diretamente através de módulos disponíveis no SO.

De que tipo de hardware você está falando?


Neste momento, eu tenho acesso a 4 máquinas físicas com Linux (um servidor Dell Poweredge T140, um HP Microserver Gen8, um PC com placa-mãe ASUS B450M e um laptop Lenovo Ideapad L340), e em absolutamente nenhuma delas o comando sensors traz informações sobre ventoinhas, mesmo depois de rodar o comando sensors-detect para detectar todos os dispositivos de monitoração (ambos os programas fazem parte do pacote lm-sensors).

Eu acho que com os comandos do pacote i2c-tools daria para obter informações sobre os dispositivos que faltam, mas eu não tenho e não encontrei informações sobre quais parâmetros consultar, nem como, então continuo sem elas.


Na máquina na qual estou logado escrevendo esta mensagem (o servidor Dell T140, com uma placa nVidia GTX1650 instalada e um drive NVMe num slot PCIe), o comando sensors me mostra a seguinte saída. Note que não tem nenhuma ventoinha (medidas em RPM ou em percentual em relação ao máximo), nem tampouco as tensões de alimentação dos circuitos (medidas em volts).
pch_cannonlake-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1: +58.0°C

coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Package id 0: +43.0°C (high = +80.0°C, crit = +100.0°C)
Core 0: +43.0°C (high = +80.0°C, crit = +100.0°C)
Core 1: +41.0°C (high = +80.0°C, crit = +100.0°C)
Core 2: +41.0°C (high = +80.0°C, crit = +100.0°C)
Core 3: +40.0°C (high = +80.0°C, crit = +100.0°C)

nvme-pci-0600
Adapter: PCI adapter
Composite: +31.9°C (low = -273.1°C, high = +80.8°C)
(crit = +80.8°C)
Sensor 1: +31.9°C (low = -273.1°C, high = +65261.8°C)
Sensor 2: +42.9°C (low = -273.1°C, high = +65261.8°C)


Eu esperaria ver bem mais coisas do que isso, incluindo os ventiladores da CPU e do gabinete, bem como todos os dados de temperatura e ventilação da placa de vídeo, até porque eu instalei todos os módulos de kernel indicados pelo sensors-detect. Só que não.

No entanto, eu consigo ver essas informações por meio de outras ferramentas. No caso dos parâmetros do servidor em si, eu posso usar o comando racadm getsensorinfo, que me mostra todas as informações de temperaturas, ventoinhas e tensões de alimentação. Infelizmente, isso provavelmente não vai valer para desktops ou laptops em geral, nem mesmo da própria Dell.

Para a placa de vídeo, o nvidia-smi -q ajuda a obter informações de temperatura e rotação dos ventiladores. Se a placa de vídeo não for da nVidia, não sei qual seria a ferramenta que poderia ser usada.

Também as temperaturas dos HDs podem ser vistas por meio do smartctl --all /dev/drive, que pode ser aplicado tanto a discos SATA (HDs/SSDs) quanto a drives NMVe.


... Então Jesus afirmou de novo: “(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:7-10)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts