removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 29/03/2016 - 21:41h
Scrripts dependem do interpretador. Interpretador default é BASH. Outros podem ser TCSH ou ZSH. Debian ainda posssui o DASH.
Eles tem pequenas diferenças de um para o outro e o mais certo é fazer scripts que funcionem com todos.
Você pode fazer algoritmos simples usando apenas a programação com as instruções internas do interpretador que são, por exemplo: for, while, read, if, select ... e a possibilidade de se trabalhar com arrays ou com o redirecionamento do fuxo de texto com pipes.
Outra forma seria combinar o uso dessas instruções internas com os comandos-padrão do Unix/Linux, por exemplo, echo, cut, paste, join, split, date, ls, find, grep, file, ps etc ... Sed e AWK são casos especiais.
Sed não é linguagem de programação, mas usa sequências de instruções para editar e modificar texto de forma que não se tenha que abrir o texto com um programa editor de texto. Extremamente prático e simples depois que se aprende. Usa uma coisa chamada expressões regulares (regex ou regexp).
AWK é uma linguagem de programação que é orientada também a processamento de textos que também usa regex.
Aproveitando, ainda em tempo, BASH também disponibiliza trabalhar um pouco com regex. Procure ler sobre regex.
E tendo esclarecido até aqui, falta falar do uso de scripts.
Scripts podem automatizar tarefas, como fazer backup de arquivos no disco, criar relatórios, extrair uma determinada sequência de texto de um arquivo e montar outro arquivo de texto com ela, modificar o conteúdo de arquivos de texto.
Muito processamento de texto, pode ser texto bruto com caracteres todos grudados, que já apareceram aqui.
Um script pode ter uma série de comandos armazenado e ser executado ao invés de se ter que digitar aqueles mesmos comandos todas as vezes. E pode ser incluído no sistema CRON para ser executado sempre em determinados horarios.
Buscar determinados arquivos que possuem uma propriedade em comum (como a mesma extensão ou serem de uma determinada data) e realizar operações com ele (copiar, backup, apagar, modificar, atualizar, buscar um texto dentro dele etc.).
Tem ainda uso na inicialização do sistema. Um script de firewall com iptables pode ser montado como script e ser colocado para ser iniciado com o sistema. Isto depende do sistema, se ele usa systemv, rc (openrc) ou (argh!) systemd.
Mas tendo o interpretador toda a base mínima de algoritmos, pode se usar para a criação de exercícios de algoritmos da mesma forma que se usa C (exceto pelos ponteiros). Alguma inutilidade como calcular mdc de dois ou mais números enviados ao script via linha de comando.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
# apt-get purge systemd (não é prá digitar isso!)
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden