wellington_r
(usa Debian)
Enviado em 12/08/2013 - 08:06h
Olá, galera!
Aqui na empresa onde faço estágio, temos um sistema integrado feito para rodar no Windows. Utilizando o Wine, consegui rodar a aplicação no Linux.
Estávamos utilizando o Linux Mint 13 (KDE) e nele há a opção de criar um "atalho" (para arquivos comuns) e um "atalho para aplicativo" (onde você pode especificar o arquivo a ser executado e o "caminho de trabalho").
Como o sistema entegrado precisa de um caminho de trabalho específico, eu estava utilizando esse "atalho para aplicativo" para criar atalhos na área de trabalho, para o usuário.
Mas o Linux Mint deu muitos problemas (além de o KDE consumir muito recurso das nossas máquinas, que não são "potentes"), então migramos para o Debian.
Até agora, o Debian está a mil maravilhas, porém, notei que no Gnome 3 não há a opção de 'criar atalho para aplicativo' ao se clicar com o botão direito em alguma pasta. Como o processo de migração de plataforma precisava iniciar rapidamente, encontrei uma solução temporária: criei um arquivo .sh com o seguinte conteúdo:
cd /diretorio/de/trabalho/desejado
wine nomeprograma.exe
E então criei um atalho ("comum") para esse script. Acontece que ao se executar o script (seja através do atalho ou diretamente) com duplo clique não aparece nenhum sinal de que o programa está sendo carregado. Só o que acontece é que o programa simplesmente abre, "do nada", após 2 ou 3 segundos. Até quando ocorre algum erro ao tentar abrir a aplicação não aparece nenhuma mensagem de erro na tela. O programa simplesmente não abre.
Com o "atalho para aplicativo" do KDE, eu não tinha esses problemas.
Alguém sabe como eu posso resolver isso? Pode ser através de script ou de alguma "extensão gráfica" para o Gnome.
Obrigado desde já.