Lançador de aplicativos - Gnome 3

1. Lançador de aplicativos - Gnome 3

Wellington
wellington_r

(usa Debian)

Enviado em 12/08/2013 - 08:06h

Olá, galera!
Aqui na empresa onde faço estágio, temos um sistema integrado feito para rodar no Windows. Utilizando o Wine, consegui rodar a aplicação no Linux.
Estávamos utilizando o Linux Mint 13 (KDE) e nele há a opção de criar um "atalho" (para arquivos comuns) e um "atalho para aplicativo" (onde você pode especificar o arquivo a ser executado e o "caminho de trabalho").
Como o sistema entegrado precisa de um caminho de trabalho específico, eu estava utilizando esse "atalho para aplicativo" para criar atalhos na área de trabalho, para o usuário.

Mas o Linux Mint deu muitos problemas (além de o KDE consumir muito recurso das nossas máquinas, que não são "potentes"), então migramos para o Debian.
Até agora, o Debian está a mil maravilhas, porém, notei que no Gnome 3 não há a opção de 'criar atalho para aplicativo' ao se clicar com o botão direito em alguma pasta. Como o processo de migração de plataforma precisava iniciar rapidamente, encontrei uma solução temporária: criei um arquivo .sh com o seguinte conteúdo:
cd /diretorio/de/trabalho/desejado
wine nomeprograma.exe


E então criei um atalho ("comum") para esse script. Acontece que ao se executar o script (seja através do atalho ou diretamente) com duplo clique não aparece nenhum sinal de que o programa está sendo carregado. Só o que acontece é que o programa simplesmente abre, "do nada", após 2 ou 3 segundos. Até quando ocorre algum erro ao tentar abrir a aplicação não aparece nenhuma mensagem de erro na tela. O programa simplesmente não abre.
Com o "atalho para aplicativo" do KDE, eu não tinha esses problemas.
Alguém sabe como eu posso resolver isso? Pode ser através de script ou de alguma "extensão gráfica" para o Gnome.

Obrigado desde já.


  


2. Re: Lançador de aplicativos - Gnome 3

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/08/2013 - 19:20h

Você deve criar um arquivo com extensão ".desktop" para descrever o comportamento da aplicação para o desktop, seja ele KDE, GNOME ou outra coisa que seja compatível com FreeDesktop. Em particular, uma diretiva desse arquivo que pode lhe interessar é "StartupNotify", que pode receber os valores "true" ou "false".

Se você quiser uma referência mais completa desse tipo de arquivo, veja [http://standards.freedesktop.org/desktop-entry-spec/latest/].

Com relação a diagnóstico, aplicações rodando sobre WINE podem ser complicadas de diagnosticar. O WINE, pelo menos aqui na minha máquina, "cospe" uma porção de mensagens de alerta sobre recursos não-completamente implementados, mesmo em aplicações Windows que funcionam aparentemente bem, mas esses alertas são fundamentalmente os mesmos que aparecem aqui para mim com aplicações que nem abrem, por não serem compatíveis com o WINE. E também, a julgar com os testes que fiz aqui com os tais programas que abortam por causa de incompatibilidade, o WINE parece ignorar solenemente a convenção do UNIX de que execução mal-sucedida deve ser indicada por um código de retorno diferente de zero (que o shell poderia testar através da variável "$?").


3. Re: Lançador de aplicativos - Gnome 3

Luis R. C. Silva
luisrcs

(usa Linux Mint)

Enviado em 12/08/2013 - 21:10h

Na verdade tem sim. Mas você tem que utilizar o Gnome-tweak-tools (Ferramenta de Ajustes) e em Área de trabalho, ative "Fazer o gerenciador de arquivo cuidar da área e trabalho". Depois tente criar o lançador clicando no potão direito do mouse e depois em Create Laucher.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts