removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/01/2016 - 00:03h
Olá amigos VOL.
Tudo bem?
Gostaria de tirar duas dúvidas com vocês. Porém, antes disso, deixem-me dizer o que estou fazendo.
Estou criando um script em shell (BASH) para um determinado aplicativo, mas que pode ser adaptado (em parte) para outros projetos. Esse script verifica se tal aplicativo está instalado ou não. Caso esteja instalado, realiza a configuração do app. Caso contrário, verifica se o Debian/Ubuntu está com o repositório oficial do projeto e depois instala o aplicativo. Mas para outras distribuições, há a necessidade de instalar através do código fonte. Me veio a ideia de criar este script para facilitar a vida dos usuários (leigos ou profissionais) com o menor esforço possível.
O que eu gostaria de fazer são duas coisas:
1) Pode até parecer estranho ou parecer besteira, mas eu queria ver se é possível criar uma função que consiga determinar qual o gerenciador de pacotes (apt, yum/dnf, urpmi etc) está sendo usado e quais são as sintaxes de atualização de repositório e instalação de pacotes. Sei que é possível usar, por exemplo, o COMMAND -V <comando/programa> e testar se existe ou não determinado comando/programa instalado no sistema. Mas, ao invés de testar a existência de cada um dos gerenciadores, gostaria de fazer uma função para isso, pois gostaria de criar um código para, na ocasião de surgir um novo gerenciador, o script possa automaticamente usar esse gerenciador, atualizar o repositório e instalar os programas e dependências necessárias.
2) Gostaria de saber se é possível (usando apenas shell script) determinar quais são as dependências que um (ou qualquer) programa/código fonte precise e depois instalar tais dependências.
Seria possível fazer algo do tipo? Ou é melhor deixar de lado?
Agradeceria (e muito) a ajuda de vocês.
Atenciosamente,
Vinícius.