engos
(usa openSUSE)
Enviado em 04/03/2008 - 10:06h
As melhores são:
Slackware, a qual vem sem muitos extras desnecessários, melhorando assim o desempenho e segurança do servidor sem que você se preocupe muito com isso.
openSUSE e Mandriva, as mais faceis e praticas de serem configuradas e sabendo como fazer ficam entre as mais rapidas também.
Tem a RedHat (paga, nada de Fedora) que conta com o melhor desempenho para servidores robustos, pois seus gerenciamentos de memória e processamento são os mais eficazes para servidores com vários (quatro ou mais) processadores e grande quantidade de memória (mais de 4Gb).
Ubuntu server funciona bem, mas ainda está amauderecendo e dependendo da finalidade desse servidor preferiria esperar um pouco mais antes de "arriscar" com ela, já que seu desempenho e gerenciamento até o momento não se destacaram em nada.
Debian apesar de clássica é uma das piores escolhas para quem sabe o que faz, mas se você quer algo que só funcione, com ela você consegue ajuda facilmente se precisar.
Agora dependendo do servidor, nada é melhor do que a SuSE (paga), pois já possui produtos que outras distros não tem e que ajudam e muito a realizar todas as configurações de forma simples, customizada e rapidamente, perdendo apenas para a RedHat (paga) em termos de desempenho de grandes servidores.
PS: Não caia nessa que distro é tudo igual, qualquer coisa procure nos sites de cada distro (ou entre em contato com o setor comercial delas) as especificações técnicas diferenciais de cada para comprovar isso, pois cada distro customiza algo em especial (menos a Debian) em relação as demais.