stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 06/03/2009 - 11:27h
olha... o que você quer fazer, qualquer distro irá fazer, vai do seu gosto... Vou dar minha opnião!!!!
Discordo quando falam que ubuntu server, fedora, etc é para iniciante... Eu acho que tem algumas distros que possuem atualização automática e acabam tendo vantagem neste caso!
Acho que para cada tipo de servidor tem uma distro melhor.
1) Quando o servidor vai ficar exposto a Internet e você tem muitas maquinas.
- Recomendo distros com atualização automática (Fedora, Red Hat, Suse, Ubuntu server, etc)... ai vai mesmo do gosto. Estas distros lançam as atualizações rapidamente e evitam trabalho manual quando se tem um parque as vezes com mais de 100 servidores para tomar conta (eu usei red hat em redes muito grandes e literalmente ficava meses sem nem me conectar nos servidores). O bom mesmo em uma empresa grande é ter contrato de suporte com a Red Hat ou Novell.
2) Quando o servidor vai ficar exposto mas precisa de estabilidade e você não tem tantas máquinas!
- Ai eu prefiro o Debian pq embora algumas coisas (de mais trabalho), se pode se dedicar em ficar configurando, atualizando etc o servidor, poderá tirar mais dele, contando ainda com muitas facilidades. O problema do Debian são os pacotes muito antigos, as vezes eles acabam não atendendo todas as necessidades. Já o testing da muito pau e perde em estabilidade. Outra distro que gosto bastante é o Open Suse, inclusive o Yast facilita muito sua vida. O problema que o Open Suse tem muita particularidade dele, o que necessita um reaprendizado dependendo do linux que se esta acostumado a mexer.
3) Quando o servidor não vai ficar exposto ou tem uma solução embarcada!
- Slackware é imbativel pois ja vem com grande partes das dependencias para deixar um servidor leve e enxuto com pouco trabalho. O gentoo faz isso bem tbem. O grande problema destes dois é que exigem uma manutenção manual muito grande por isso não gosto muito de usa-los quando ficam expostos a internet... a não ser lógico! que na sua empresa você somente tome conta dos servidores e mais nada!
4) Solução totalmente embarcada. E muitas vezes em hardwares de quinta categoria!
Neste caso ao meu ver, só se tira o maximo com LFS! Hoje ainda não existe nenhuma distro que permita uma otimização tão a fundo assim!