Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 07/07/2023 - 14:06h
1- É instalação nova ou você já tem o sistema instalado e quer reparticionar?
2- "Um subvolume no BTRFS não é como um volume lógico LVM, que é um instantâneo em nível de bloco, os subvolumes BTRFS são file extent-based - baseados em extensão de arquivo (EFS)."
EFS é um método de gerenciamento de arquivos e memória no disco rígido, não na RAM. O EFS aloca espaços no disco rígido.
Se com "subvolume dinâmico" tu quer dizer tamanho que aumenta e diminui automaticamente, então não, o subvolume do BTRFS não é dinâmico.
Veja na documentação oficial:
https://btrfs.readthedocs.io/en/latest/Subvolumes.html
3- O COW é automático, aliás:
"O BTRFS é um sistema de arquivos COW (copy on write) moderno para Linux, destinado à implementação de recursos avançados ao mesmo tempo em que se concentra na tolerância a falhas, reparo e fácil administração."
Veja na introdução da documentação oficial:
https://btrfs.readthedocs.io/en/latest/Introduction.html
Mais informações:
https://docs.oracle.com/pt-br/learn/btrfs-ol8/index.html#video-demonstration
Eu deixei de usar BTRFS, é bastante estável, mas quando encrenca não há Cristo que resolva porque ainda não tem um bom fsck, vamos por assim dizer.
Voltei para o bom e velho extX faz uns 5 anos.
Os outros sistemas de arquivos são particularizados, cada um tem uma "especialidade", um é melhor para determinada tarefa, outro para outra e assim por diante. O extX ainda é o único"universal", neste sentido, tanto para desktop como para servidor.
Não é muito aconselhável colocar cada partição com um sistema de arquivos diferente porque acontece de eles "não conversarem" muito bem entre si.
_________________________________________________________
Always listen the Buck!
Com raras exceções, não dou mais soluções prontas, somente dou dicas!