Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 03/12/2013 - 18:16h
mario_mpn escreveu:
Primeiramente obrigado pela resposta rápida de vcs!
Bom, quando comecei a trabalhar aqui o servidor já estava configurado e instalado.
Ele basicamente serve para distribuir sinal de internet para os computadores aqui da empresa, tem um serviço de dhcp que já estava rodando qnd comecei a trabalhar.
Única coisa que eu alterei neste servidor foi a instalação do samba e do squid.
Quanto ao IP eu acredito que seja fixo, já o DNS não sei onde devo olhar, no meu dhcp.conf consta la:
option domain-name-servers 192.168.15.1, 8.8.8.8;
Esse "192.168.15.1" sei que é local o outro é do google certo?
O IP 192.168.15.1 provavelmente é o IP do teu gateway da rede interna, ou seja, o IP que está fixo na placa da rede interna.
Verifique no arquivo /etc/network/interfaces se as duas placas de rede estão como dhcp ou static. O normal é a placa de rede de entrada da internet (a que está conectada no modem/roteador) esteja como dhcp (IP automático) e a outra (que é o gateway da tua rede interna) como static (IP fixo). O IP desta placa da rede interna deve estar como 192.168.15.1 (address 192.168.15.1).
Provavelmente você não tem um servidor DNS na tua rede.
Caso a placa de rede de entrada da internet esteja como dhcp não precisa fazer nenhuma alteração no servidor em relação a isso. Essa placa "achará" o IP automaticamente do DHCP no modem/roteador.
Mas se tem um firewall (e provavelmente tem) você deve verificar se não tem nenhuma regra específica para algum determinado IP. Então você deverá alterar.
Sugiro, após trocar a operadora, testar a rede e ver se continua navegando normalmente. Se continuar navegando normalmente não precisará fazer nenhuma alteração. Caso contrário você deverá identificar o possível problema que der e corrigí-lo.
Digo isto porque se você não tem muita expêriência em servidores Linux, não aconselho a sair mexendo nas configurações antes de testar a navegação da rede.
Se der algum problema depois da troca de operadora, vá identificando problema por problema e resolvendo (alguma máquina que perdeu a navegação, algum serviço que não conecta mais em rede, etc).
Acredito ser a melhor maneira no teu caso.
Tinha um IP fixo da outra operadora?
Ou seja, um IP fixo no modem, não no servidor.
Tipo um IP para acesso de algum site aí da empresa.