Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 03/05/2013 - 04:16h
"Até que seria uma boa ideia se não fosse os contratempos. Aqui na Bahia, especificamente em Jequié a velocidade da conexão chega ao máximo a 2 Mb e como só temos uma única operadora(telemar) a conexão é de péssima qualidade. Existe ainda a questão elétrica, teria que ter um gerador automático para suprir as quedas de energia. Enfim, devido a estes não tenho escolha melhor."
Sim, mas você terá esses mesmos contratempos com os DNSs, e em dose dupla.
Quanto ao gerador, coloca um no-break com saída para bateria externa.
O que influencia no acesso ao site é mais o DNS do que o servidor web. A função do servidor web é somente fornecer os arquivos do site para quem solicitar.
O DNS tem muito mais influência nos acessos do que um servidor web, nem se compara.
Para você ter uma idéia: há uns dois anos atrás não se ouvia falar em banda larga de 20 ou 35 Mbp/s aqui no RS, somente tinha banda larga de até 5 Mbp/s. Bastou instalarem uma réplica de um dos 13 DNSs raízes do mundo em Porto Alegre que começaram a oferecer maiores banda larga. Ou seja, não houve alteração nos equipamentos das operadoras, não houve mais nada, somente essa réplica.
Eu entendo que talvez você não tenha disponibilidade financeira para adquirir um no-break, mas acredito que é um investimento válido. Um servidor Web consome bem menos recursos da máquina do que um servidor DNS. Um DNS é um gigantesco banco de dados. O servidor web estando ligado, teu site vai estar sempre no ar.
Além do que, como última solução, se você tem esse problema de energia elétrica, você nem precisa configurar esses DNSs, basta colocar no registro.br os próprios DNSs do registro.br. É só marcar o quadradinho "Utilizar os servidores DNS do Registro.br". Eles estão sempre no ar. E fornecer esses dados para os caras na França.
Entende? Não me leva a mal. Mas todo serviço de hospedagem de sites tem que ter dois DNSs, mas não importa de onde vem os DNSs. Vocês, nesse caso específico, não tem necessidade nenhuma de configurar dois DNSs. É só utilizar os DNSs do registro.br.
Os DNSs públicos são todos interligados. Um consulta o outro.