removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 16/02/2012 - 13:57h
albmont escreveu:
O script está errado.
Primeiro, antes de fazer backups automáticos (uma péssima ideia, IMHO), primeiro tenta fazer backups manuais.
E, antes de fazer backups manuais, primeiro é preciso saber que arquivos você quer fazer backup, e para onde você fará o backup.
Cada pessoa tem suas peculiaridades, então é meio vazio dizer como você deve fazer.
Eu, que sou meio psicopata nisso, faço assim: todo dia eu rodo um programa que coleta todos os arquivos novos em um zip (de forma semi-automática) e depois copia a árvore de arquivos dos usuários (tomando cuidado para não fazer backup de bobagens que o sistema cria) para um área interna de backup. Antes, esta área interna é copiada para uma segunda área interna, de modo que, após rodar o backup eu fico com a seguinte redundância quádrupla:
- arquivos principais
- cópia dos arquivos principais na 1a área de backup
- cópia dos arquivos principais na 2a área de backup, mas com um "lag" de um dia
- zip dos arquivos novos
Além disso, quando eu copio um arquivo para a 2a área de backup, se já existe um arquivo, ele copia este arquivo existente para um outro arquivo, único, antes de copiar. Ou seja, eu guardo, com isso, todas as versões de todos os arquivos. De vez eu quando eu faço uma limpeza, apagando versões antigas.
Não paro por aí.
Este zip do dia é distribuído por todos os computadores da rede. Ou seja, agora que eu tenho acesso a 5 HDs diferentes, os arquivos acabam sendo replicados 15 vezes.
Como paranoia pouca é bobagem, uma vez por mês (antes era uma vez por semana) eu faço um backup mensal em DVD, no qual pego todos os arquivos novos e, sobrando espaço no DVD, pego também arquivos antigos, de forma a, periodicamente, ter uma cópia de todos os arquivos em DVD.
O problema de fazer isso tudo é que eu não consigo mais apagar nenhum arquivo O:-)
Boto fé!!!!
Eu adicionaria geração de md5 e um scrip para verificação do mesmo, te disparando e-mails para os que não conferem. Mas com grau de complexidade alta eu usaria um gerenciador (BACULA, BACKUP-MANAGER....) e deixaria scrit de lado!