Quem saca essa?

1. Quem saca essa?

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/10/2011 - 16:01h

Sou fã, de carteirinha, do show de slides que assume a cena quando o computador está ocioso, mas gostaria de não ocupar espaço com as mesmas imagens nos dois únicos micros de uma rede.

Tem como fazer o protetor de tela de um micro ir buscar essas imagens no outro micro da rede?


Valeu, galera


  


2. Re: Quem saca essa?

Luciano Dias Nunes
_anubis_

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/10/2011 - 16:10h

partindo do principio que os computadores estão em rede e a mesma está configurada corretamente, ou seja, tem acesso a pastas compartilhadas, então é só colocar as imagens em uma pasta compartillhada e configurar o protetor de tela para acessar esta pasta.


3. Pois é...

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/10/2011 - 19:34h

...meu caro Anubis, eu também pensava assim, mas lá no Sistema > Preferências > Protetor de tela, na coluna "Temas de proteção de tela", entre outros que não me interessam, há o tema "Pasta Fotos". Só que essa pasta é local. Será que temos como fazê-lo ir buscar as imagens na "Pasta Fotos" do outro micro?

Acho que deve ser via terminal, acrescentando a opção "Pasta Pública" ou "Pasta Compartilhada" na coluna "Temas de Proteção de Telas", o que acha? Será que isso envolve alteração de Kernel?

Valeu,
WGuedes


4. Re: Quem saca essa?

Filipe Rodrigues
philips

(usa Outra)

Enviado em 06/10/2011 - 19:58h

Caro amigo, muito boa essa sua idéia. Eu tenho uma diferente: dentro do laboratório de informática da escola onde trabalho, quero fazer com que todos os micros tenham a mesma proteção de tela, como por exemplo, um carro andando em uma paisagem. entretanto, gostaria de fazer com que, se o carro chegasse ao fim da tela do primeiro micro, ele iniciasse no começo da tela do segundo micro, e assim, sucessivamente...:D

No seu caso, a solução é mais simples...vou complementar a dica dos colegas, depois voce descobre como fazer.

Em um micro (vamos indicar ele como "servidor"), é onde estão as fotos que voce quer que apareça no slideshow. Então temos que compartilhar as imagens que estão dentro dele, o samba é a solução ideal, caso a sua rede seja hibrida (linux/windows) caso não, o nfs é a melhor escolha.

Nos outros micros (chamaremos eles de "clientes") voce precisa montar uma pasta remota como pasta local (nfsclient, smbclient, etc...) ele faria que a pasta /home/user/images/ do micro servidor fosse igual a /home/user/imagesserver/ da pasta cliente...

Então o seu problema se resolverá, simplesmente, descobrindo como compartilhar uma pasta e como acessar essa pasta posteriormente.

Espero ter ajudado, certo de que voce tem uma grande quantidade de material pra pesquisar agora aqui dentro do VOL.

Um abraço e boa sorte.


5. Vivendo e aprendendo

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/10/2011 - 22:36h

Olá, Philips

"se o carro chegasse ao fim da tela do primeiro micro, ele iniciasse no começo da tela do segundo micro, e assim, sucessivamente...:D

Interessante! Quando conseguir, poste aqui, pra gente!

Também parece lógica sua sugestão para o meu objetivo.

"o samba é a solução ideal, caso a sua rede seja hibrida (linux/windows) caso não, o nfs é a melhor escolha."

Aqui você me deu uma luz muito brilhante sobre uma questão que me incomoda: quando, em "Locais", clico em rede, abre-se uma janela que mostra três ícones: Windows, Estação 1 e Estação 2.

Ao entrar em Windows encontro as mesmas Estações 1 e 2. Minha rede é exclusivamente Linux e não entendia porque a figura do Windows numa rede Linux. Agora já sei: eu uso o Samba que, como você bem disse, é para rede hibrida.

"Nos outros micros (chamaremos eles de "clientes") voce precisa montar uma pasta remota como pasta local (nfsclient, smbclient, etc...) ele faria que a pasta /home/user/images/ do micro servidor fosse igual a /home/user/imagesserver/ da pasta cliente..."

"montar uma pasta remota como pasta local. Naturalmente o termo entre parêntesis (nfsclient) refere-se ao sistema para o qual terei que migrar" o outro termo entre parêntesis refere-se ao sistema que uso atualmente (smbclient) do qual devo me retirar.

Só me resta, então, descobrir como migrar do smb para o nfs, eleger um computador para o cargo de Servidor, compartilhar e acessar uma pasta.

"Espero ter ajudado"?
Claro que ajudou, e muito!

"...voce tem uma grande quantidade de material pra pesquisar agora aqui dentro do VOL."
Poxa, e como. Ainda bem que a galera aqui saca tudo. Nunca estamos sós; nenhum de nós.

Um abraço e boa sorte pra você também, além de, é claro, o meu muito obrigado!

WGuedes






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts