Suporte ao modo "master" em placas de rede wireless

1. Suporte ao modo "master" em placas de rede wireless

Felipe Chaulet
felipechaulet

(usa Debian)

Enviado em 13/03/2011 - 13:03h

Olá pessoal
estou tentando utilizar alguns aplicativos que exigem que minha placa de rede seja capaz de operar em modo "master" ou ou que suporte a função injection.
Pesquisando um pouco (um monte na verdade) descobri que alguns desses softwares funcionam somente com placas Prism (chipset Intel), um exemplo de software que funciona assim é o FakeAP.
Alternativo a ele, existe o Airraid, que segundo o desenvolvedor faz a mesma coisa que o FakeAP, entretanto com suporte a placas Atheros (com driver MadWifi).
Dentre outros softwares, testei o honeyd, o hotspotter e o airbase-ng (da suite do aircrack-ng). Esse último segui um artigo aqui do VOL.

Em resumo, alguns desses aplicativos apresentam erros ao serem executados, por motivos de não conseguir manipular o hardware da forma necessária, já alguns outros, executam sem algum erro (FakeAP e Airbase-ng) entretanto a rede não aparece em outros computadores.
Já testei todos esses aplicativos em várias distros (BackTrack 4 r2, Debian 6, Ubuntu 9.10 e 10.10, Fedora 14 e Arch Linux 2010.05). Em todas elas, o aplicativo FakeAP é executado sem erros, mas a rede não é encontrada por outros computadores. O mesmo acontece com o software airbase-ng, com excessão do Arch Linux. Executei o software e outro computador, rodando Ubuntu 10.10 conseguiu detectar e conectar-se à rede, pegando um IP conforme configurado ao executar o airbase-ng. Porém, após cerca de 1 minuto, o Arch Linux trava completamente. Em um outro momento, executei novamente o airbase-ng e usei o mesmo computador para conectar na rede criada, mas dessa vez o mesmo estava rodando Windows 7 e a rede mais uma vez não apareceu.

As placas de rede testadas foram Atheros 9271 (TP-Link WN422G), Ralink (D-Link DWL-G122), Broadcom (4313) e uma Realtek. O airbase-ng funcionou apenas na Ralink.

Portanto, se algum conseguiu já, em algum momento executar um AP utilizando algum software, e souber se tem algum detalhe que estou deixando passar, ou alguma configuração que por ventura deixei de fazer, gostaria de uma ajuda.
De um modo geral, meu objetivo é gerar um Fake AP, utilizando um desses softwares. Já adiantando, antes que algém venha perguntar o motivo pelo qual quero gerar um Fake AP (sempre tem alguém que acha que quem faz isso quer dominar o mundo), quero saber pois estou fazendo uma pesquisa sobre Fake APs e meu objetivo é desenvolver uma solução para detectá-los e o primeiro passo é construir um, para poder testar se minha solução consegue detectá-lo em diversas situações.

Desde já agradeço a colaboração de todos.


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts