M4rQu1Nh0S
(usa Ubuntu)
Enviado em 09/03/2013 - 20:07h
Rei Tenguh escreveu:
Outro dia eu tava procurando sobre aquele velho problema do "unable to enumerate usb device on port 1", e dei de cara com coisas interessantes: no Fórum do Suse a maioria das respostas é um link pra onde tá registrado como bug do kernel (mais ou menos como: "ahhh, é um bug, deixa assim"). Já no forum do Arch dão soluções. Só que a solução que seria a mais simples, ninguém conta: que se o note não usa mouse é só desinstalar o xf86-input-mouse. Daí você vai fazerisso em distros mais "amigáveis", não dá pra desinstalar porque desinstala o xorg-server junto.
Moral da história: a galera aceita o "não funciona mesmo, é bug", sendo que UMA DAS soluções seria simplesmente alterar as dependências (inúteis) no pacote feito para a distro.
Em resumo: existe diferença entre explicar o motivo ou dar uma desculpa? Eu acho que não, é a mesma coisa.
_____________________________
Só que isso tudo seria só chato se não lançassem versões novas de cada distro a cada seis meses. Mas como eles fazem coisas novas a cada seis meses, e todas inúteis, mantendo coisas importantes sem funcionar, não é só "chato"... é mesmo uma palhaçada.
Podemos contornar o problema pela nossa parte, compilar o pacote tirando a dependência que você acha desnecessária!
"Não acho que a culpa seja essencialmente dos desenvolvedores de hardware. Dizer que um hardware novo não funciona por falta de especificações sobre esse hardware até dá pra engolir, mas dizer que uma placa que a mais de 5 anos é uma das mais comercializadas não funciona por falta de especificações, façam-me o favor."
Foi como eu disse anteriormente: Se desenvolvedores não fornecerem os mesmo detalhes que eles usam para fazer os drivers oficiais para o outro sistema e não para o linux não podemos resolver o problema!
pode passar o tempo que for, se eles não dá detalhes para desenvolvedores de drivers para linux pra que achar ruim um driver tão comercializado e que a tanto tempo lançou o hardware não funcionar no linux?
seria justo se eles mesmo fizessem os drivers para o linux, isso sim é o que deve ser feito... mas eles acaba deixando nas mãos dos desenvolvedores sem revelar os seus detalhes de funcionamento do driver.
resumindo: No windows os desenvolvedores de periféricos físicos de PCs são os mesmo que fazem os drivers para o windows, no linux eles fazem os periféricos e deixa por isso mesmo fazendo os desenvolvedores trabalharem de forma independente. Se o driver for do desenvolvedor de hardware e não funcionar perfeitamente no linux é o problema com eles e não com o sistema em sí!
mas a concentração desse tópico é tentar resolver o seu problema certo?
estou cansado em procurar a solução em português, procurando em outras linguagens eu obti muitos resultados de patch fixers para o próprio kernel, etc.
tente usar o superuser.com, esse site é recomendado pela página do kernel!
acredito que o suporte de lá é excelente!