removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 11/03/2014 - 23:19h
brunomacroc escreveu:
eabreu, obrigado pela ajuda.
Não é conveniente citar nomes, mas eles trabalham em uma petrolífera nacional, e administram os servidores de uma das bacias. Acho que são 18 servers que eles administram no total, e tem outra equipe que administra os servers windows separadamente.
Alguns dos servidores que eles administram rodam CentOS e outros RedHat sim, e a empresa que eles trabalham é uma terceirizada que atua onsite e trás sempre um cara da RedHat para dar um treinamento pra eles e também paga as certificações. Assim fica mais fácil.
Como não é meu caso, tenho que buscar outro recurso.
Eles recomendaram o CentOS para eu aprender, eu instalei e tal, mas o material do guiafoca que eu utilizei como base tem alguns comandos como exemplo e não funcionaram no CentOS. Sendo assim ficou bastante complicado de aprender e entender sem ver funcionando na prática.
Na empresa que eu trabalho são 104 hosts e está projetando mais 55 hosts até junho, por isso preciso de mais segurança e estabilidade, caso contrário eu vou ficar louco.
Achei o material bem explicativo, porém não sei em que distro ele se baseia.
Já mandei e-mail para o suporte perguntando e não tive resposta. Depois pude observar que a última atualização do site foi em 2012.
O focalinux é um material que não basei-se em nenhuma distro, os comandos utilizados, explicações, são para distros em geral (principalmente distro from-scratch como debian e redhat por exemplo).
Mas com certeza você vai notar muitas particularidades entre debian e centos durante uso e estudos. todos os cursos seja presencial ou EaD eles usam o debian como distro base. Como ainda tem muito caminho pra percorrer até conseguir sua lpic-2. primeiro vai ter que obter sua LPIC-1, então recomendo que antes de começar a estudar para lpi, entenda bem o shell (principalmente o bash), linha de comandos, comandos internos, pois por enquanto que for administrador de sistemas linux, seja qual for a distribuição vai usar esses conhecimentos.
Háaa... outra dica, sempre leia bem as páginas de manual de comandos que estiver estudando, principalmente a do bash.