ACMM
(usa Ubuntu)
Enviado em 12/10/2021 - 06:30h
Buckminster escreveu:
-Veja bem, esse script de atualização julgo que atualiza os repositórios e aplicativos não somente no servidor, mas em todas as máquinas da rede, correto?
As máquinas são independentes entre si nesse quesito pelo fato de que cada máquina, pra se conectar a internet, precisa que o usuário tenha um cadastro junto ao provedor de internet da instituição pra poder utilizar os serviços e isso inclui também usar internet no servidor. Ou seja, o que eu faço na internet em uma máquina cliente não influencia o servidor e vice-cersa.
Ou as máquinas da rede "buscam" os repositórios no servidor?
Se está se referindo ao servidor local, não. Cada máquina busca os repositórios do Ubuntu. São independentes entre si. Até mesmo pelo Epoptes (gerenciador das máquinas) pra que eu possa atualizar cada máquina, eu precisaria abrir cada uma delas no servidor pelo Epoptes e ativar a internet em cada uma delas pra depois abrir o terminal e rodar os comandos em cada uma. Não tem como fazer esse comendo pra todas de uma vez pelo Epoptes.
Pergunto isso porque caso for a primeira opção então a senha de root pedida será também a senha de root de cada máquina da rede, ou seja, grosso modo, além de ter que ter a senha de root do servidor ao executar em cada máquina da rede também pedirá a senha de root de cada máquina.
Por serem máquinas independentes, tanto o servidor quanto as máquinas clientes tem senhas diferentes.
-A sugestão do Daniel é boa:
"minha sugestão seria tu criar um repo local de updates , e usar o ansible para enivar os comandos para as maquinas,
ansible ajuda muito nesses casos"
Eu dei uma lida sobre ansible e, pelo que eu pude entender (não sei se entendi errado), algumas funções dependem, de uma certa forma, de como a rede está configurada e nesse caso eu não tenho acesso a configuração da rede lá na instituição.
O Ansible automatiza as atualizações além de outras coisas, mas talvez o Epoptates que tu já tem aí faça a mesma coisa.
Ele automatizaria se eu pudesse dar um único comando e esse comando funcionar em todas ao mesmo tempo, mas não vai porque eu teria que fazer uma por uma. Sem contar que todas as máquinas deveriam estar previamente conectadas a internet pra isso.
O Epoptates não conheço, mas pelo que vi é um programa de controle de laboratórios, um gerenciador de lan houses vamos por assim dizer. Ele acessa remotamente os computadores da rede. Talvez tenha algum lugar nele no servidor onde colocar o script para executar e isso evitaria o problema de permissões (no caso, senha de root).
Eu procurei, mas, o máximo que eu consegui encontrar até agora, foi arquivos sobre a interface dele. Ele é escrito em Python e GTK. Eu bisbilhotei algumas coisas a respeito dele porque eu criei um programa de cadastro de usuários em PyQt e gostaria de fundir com o Epoptes, mudando a interface do programa que eu fiz pra GTK.
E como tu faz com os outros scripts?
Percebe... provavelmente os outros scripts não mexem com atualizações (updates), pois esse tipo de comando exige root em cada máquina e em cada máquina as permissões de cada arquivo e/ou diretório são diferentes.
O script será executado dentro do servidor (chmod +x) e como se trata de atualizações será executado também dentro de cada máquina da rede.
Eles servem apenas pra apagar coisas que são deixadas pelos usuários nos diretórios do /home.
Vou ler sim. Pode deixar.
Eu ainda vejo como uma solução melhor pra essa situação, colocar o script junto com os scripts do Epoptes como sugeriste ou colocar eles pra rodar como root direto de um diretório do sistema como eu fiz com os outros pra apagar arquivos. Eu preciso que seja no sistema pra não dar oportunidade pra nenhum usuário bisbilhoteiro mexer nos scripts.
Valeu pela ajuda.
Guns don't kill people. People kill people.