Hexadecimais
(usa Fedora)
Enviado em 23/09/2012 - 07:51h
Que coincidência! Hoje também resolvi instalar o GTK+. Precisei baixar um bocado de coisas, mas só demorou (umas quatro horas). Desde o começo já estava tranquilo de que instalaria com sucesso.
*Todos os passos abaixos foram feitos através do terminal!* Então já deixe o seu terminal aberto para fazê-los! Eu uso exclamações no meu texto porque estou alegre!
Para começar, o comando ./configure *tenta* criar um arquivo chamado "makefile", que é o arquivo lido pelo programa "make" para fazer a compilação de tudo por você. Mas pela mensagem de erro que você mostrou:
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. Pare.
concluo que programa "configure" falhou e portanto, não criou nenhum "makefile". E isso era de se esperar! O GTK+ tem várias dependências que "configure" procura mas não encontra. Ele avisa mostrando as seguintes mensagens:
configure: error: Package requirements (glib-2.0 >= 2.28.0 atk >= 1.30 pango >= 1.24.0 cairo >= 1.10.0 cairo-gobject >= 1.10.0 gdk-pixbuf-2.0 >= 2.22.0) were not met:
No package 'glib-2.0' found
No package 'atk' found
No package 'pango' found
No package 'cairo' found
No package 'cairo-gobject' found
No package 'gdk-pixbuf-2.0' found
temos que, portanto, satisfazer essas dependências. Que tal começarmos pela "glib-2.0" ? Essa vai ser fácil de satisfazer. Como você usa Ubuntu, basta digitar no terminal:
sudo apt-get install glib-2.0-dev
e uma dependência será satisfeita. Se você rodar o programa "configure" denovo, verá que agora ele retirou um item da lista, exatamente o "glib-2.0"!
Mas só essa não basta. Continuemos pela "atk". Para esse, não encontrei um comando pronto para instalar, mas você pode baixar o tarball para "atk" no seguinte link:
http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/sources/atk/2.5/atk-2.5.91.tar.xz
Como várias dependências terão que ser baixadas, eu criei uma pasta chamada "dependencies", e extraí tudo para lá. Dentro da pasta onde você extraiu o tarball do "atk", basta digitar os clássicos comandos:
./configure
make
sudo make install
E "atk" será compilado e então instalado! Menos uma dependência a satisfazer!
OBSERVAÇÃO: Dependências podem depender de outras dependências! Isso aconteceu comigo quando tentava instalar o GTK+! Nesses casos, fique atento ao que "configure" te informa! Para te dar sorte, abaixo está um comando para instalar todas as dependências de dependências que encontrei pelo caminho:
sudo apt-get install libffi-dev python-dev pkg-config libtiff-dev flex libtool ragel libxft-dev libxext-dev libx11-dev xorg-dev
Sugiro instalar as próximas, que também serão instaladas pelos comandos clássicos, *na seguinte ordem*:
gdk-pixbuf-2.0:
http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/sources/gdk-pixbuf/2.26/gdk-pixbuf-2.26.4.tar.xz
cairo:
http://cairographics.org/releases/cairo-1.12.2.tar.xz
gobject:
http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/sources/gobject-introspection/1.31/gobject-introspection-1.31.10.tar....
harfbuzz (dependência necessária para as novas versões de "pango"):
http://www.freedesktop.org/software/harfbuzz/release/harfbuzz-0.9.4.tar.bz2
pango:
http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/sources/pango/1.30/pango-1.30.0.tar.xz
Com o "pango" vai ser um pouco diferente. "make", quando vai compilar o "pango", tenta acessar uns arquivos privilegiados, entao dei uns poderes para ele, assim:
./configure
sudo make
sudo make install
E, FINALMENTE, na pasta do GTK+...
./configure
make
sudo make install
GTK+ INSTALADO! OS PORTÕES DE OURO SE ABREM PARA MIM E SAIO VOANDO!!!
Se você não conseguir instalar essas dependências nessa ordem e acabe instalando em uma ordem diferente, continue usando os comandos clássicos, mas usando a opção 'clean' para o make, do seguinte jeito:
[EDITADO]
O manual de instalação do GTK+ recomenda exportar algumas variáveis de ambiente e colocar alguns parâmetros para o comando "configure". Só seguir os comandos abaixo pode não ser o bastante.
http://developer.gnome.org/gtk3/stable/gtk-building.html
[/EDITADO]
./configure
make clean
sudo make install
'make clean' recomeça tudo do zero, pois as vezes o 'make' cria alguns arquivos, falha, mas não cria outros, o que causa problemas no futuro.
Nota: essas dependências foram avisadas no guia de instalação do GTK+, disponível no seguinte link -
http://developer.gnome.org/gtk3/stable/gtk-building.html