Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 30/09/2010 - 12:08h
Existem players de Linux (o mplayer é um deles) que não necessitam de uma interface gráfica, pois rodam em modo console.
Linux em seu "estado natural" sempre exibiu gráficos sem a necessidade dos gerenciadores de janelas.
Gerenciadores constroem as "janelas" mas não as "imagens".
Além do que, Linux está teoricamente apto a executar QUALQUER formato de video, até mesmo os que ainda não foram desenvolvidos.
Entretanto, por se tratar de modo console, você terá de fazer certos ajustes à mão mesmo, de acordo com cada tipo de video que deseje executar. Poderá ocorrer algum problema com o tipo de audio usado em cada formato de video (que os players gráficos já resolvem de forma transparente).
Quanto a exibir videos em modo console:
VANTAGENS:
- Pode-se usar micros bastante ultrapassados para isso (Que tal um Pentium 100 com uma boa placa de video e um bom monitor?);
- Mesmo com micro antigo, rodará os videos sem engasgar;
- Pode-se fazer um script para rodar uma certa quantidade de videos em sequência, cada qual com seus parâmetros correspondentes.
- A qualidade da imagem é mais-que excelente.
Já testei pessoalmente em um Pentium II com 32MB RAM e apenas 1MB video (Trident) rodando o Basic Linux (BL3), que é uma versão minimalista (Veja mais sobre o Basic Liunux em nosso site
http://bl3brasil.freehostia.com onde damos uma interpretação pessoal àquela interessante distro neozelandesa de autoria do Steven Darnold).
O player a que me refiro é um que foi compilado especialmente par a biblioteca libc5 e que não vem originalmente com a distro que "se acomoda" em apenas dois disquetes.
DESVANTAGENS:
- Acertar cada um dos parâmetros necessários para executar cada formato de video pode ser muito trabalhoso;
- Em alguns casos, perde-se o audio, que tem de ser recuperado através de uma revisão dos parâmetros, o que pode eventualmente fazer o video perder a qualidade original.
Então, tem-se de alcançar um meio-termo que funcione.
- Por vezes, o formato de audio é tão frequente em consumir memória e recursos que faz o video engasgar (os mp* costumam ser assim, apesar de serem aparentemente leves - na verdade são PEQUENOS, mas não necessariamente leves, pois tem de ser descomprimidos em tempo real.
Nesse caso, tem-se de usar um micro mais moderno, com um processador bem mais rápido, muito maior quantidade de memória e pelo menos 8MB de video.
Você conseguirá exibir seus videos em um monitor, porém nem sempre em um aparelho de TV, pois para isso seria necessária a utilização de alguma espécie de adaptador (ou conversor de RF).