lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 06/02/2012 - 12:32h
Vamos nós:
1) SLS (Softlanding Linux System)
Foi a primeira distro completa (isto é, que fornecia ao usuário alguns aplicativos além dos necessários pra rodar o sistema) da história, e foi a responsável pelo nascimento tanto do Slackware quanto do Debian. O Slackware nasceu quando Patrick Volkerding resolveu distribuir suas correções ao SLS, enquanto o Debian surgiu quando Ian Murdock se emputeceu com os bugs do SLS e resolveu criar uma distro do zero.
2) Slackware
Ainda detentor de epítetos como "Linux Padrão", "Linux Puro" e "Linux Verdadeiro", o Slack tem uma história de glórias e pioneirismos. Basta dizer, por exemplo, que o Slack foi a primeira distro (na verdade, o primeiro sistema operacional) a permitir sua instalação por CD-ROM, e que ele foi a primeira distro que após a instalação estava completa, isso é, não precisava de nenhum outro aplicativo para atender às necessidades do usuário.
3) Debian
Ah, Debian... Nunca teríamos medo de atualizar nossas distros se não fosse o apt-get, o padrão de empacotamento .deb e essas porcarias que, flamewars à parte, sacrificam a simplicidade para obter facilidade de uso. Ainda assim, Ian Murdock e companhia cunharam uma espécie de distro padrão para chupinhação (Ubuntu e Mint que o digam), e rms decidiu adotar essa distro como padrão do projeto GNU. Vale dizer que o Debian também investe no kernel HURD.
4) Red Hat
Uma distro que impõe seu padrão de empacotamento ao mercado de software fez história por si só. Dispensa comentários.
5) Ubuntu
Sim, essa distro chupa-cabra (como um colega disse em outro tópico) fez história, pois foi a primeira distro a atrair o "bonde do clica-e-vai" para o mundo GNU / Linux. Basicamente, o mesmo que o Debian, só que ainda mais pesado e menos simples para ser ainda mais fácil. "Linux for dummies", na minha opinião - embora um usuário avançado se surpreenda com a potência desse Debian remasterizado.