priscilasilveira
(usa Linux Mint)
Enviado em 17/02/2018 - 23:50h
Olá Cascote!
Acredito que a preferência pelo Linux em detrimento do Windows se dá pelos seguintes fatores: custo, segurança, atualização, personalização, estabilidade, compatibilidade com Hardware e liberdade. Explicarei o funcionamento e as vantagens de cada um deles no sistema operacional Linux, a seguir:
- Custo: Enquanto a Microsoft cobra pelo sistema (apesar dessa última versão ter a opção de atualização gratuita), as distribuições Linux são sistemas operacionais totalmente gratuitos que podem ser copiados livremente por se tratarem de softwares livres ( expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente). Isso permite a cópia e a instalação livre sem a necessidade de compra do sistema, e sem a preocupação com licenças de software e possíveis multas pelo uso de software pirata em empresas.
- Segurança: O Linux é bem mais seguro que o Windows, tanto no servidor, quanto no desktop. Qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do “usuário root”, que é o perfil Administrador do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que você autorize, inserindo sua senha e nome de usuário. A forte segurança apresentada pelo Linux foi essencial para o uso predominante desse sistema em Servidores.
- Atualizações: Por ser construído em comunidade, recebe atualizações constantes para a melhoria do sistema. No caso do Ubuntu, é lançada uma nova versão a cada seis meses.
- Personalização: Existem diversas distribuições do Linux, com características diferentes, cada uma voltada a atender diferentes necessidades. Além disso, qualquer um com conhecimento em programação pode adaptar o sistema ao seu gosto, uma vez que os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas vontades e necessidades.
- Estabilidade: O Linux é um sistema estável que muito raramente dá problemas. Foi projetado para não necessitar de reboot (quando instala um programa não precisa reiniciar a máquina) e muito menos de reformatações periódicas, pois quase todas as mudanças nas configurações podem ser realizadas com o computador ligado, o que evita a perda de dados importantes.
- Compatibilidade com Hardware: O Linux além de leve, rápido e flexível, funciona normalmente em praticamente todos os computadores. Não importa muito qual o modelo do computador ou o processador utilizado pela máquina. No caso de computadores mais antigos, você pode escolher uma distribuição Linux mais leve. Além disso, o Linux pode ser reconstruído para empresas. Pode modificar suas configurações para apenas os serviços que são necessários para sua empresa. Isso liberará um espaço maior da memória do sistema, e o deixará ainda mais rápido.
- Liberdade: Como o Linux é um sistema open source, você estará livre para , alterar o código fonte do sistema e deixar com características necessárias para o seu trabalho. É devido a essa liberdade que existem diversas distribuições Linux.
Espero ter ajudado!
Abraços