Essa dica de diretórios do Linux está certa?(Revista Digerati) [RESOLVIDO]

1. Essa dica de diretórios do Linux está certa?(Revista Digerati) [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/11/2022 - 19:43h

Nessa dica ensinarei a finalidade ou função de cada diretório do Linux,a explicação serve para a maioria das distros,não para todas.Serve de base para os novatos em Linux.

/ =É a raiz,ou seja,o diretório principal do sistema. Todos os outros diretórios são,de fato,subdiretórios do root.
/home = Armazena diretórios e arquivos de trabalho dos usuários comuns do sistema.
/root = Armazena diretórios e arquivos de trabalho do superusuário (root).
/boot= Contém o kernel e todos os arquivos necessários para a inicialização do sistema.
/bin = Contém aplicativos e utilitários do sistema.
/sbin= Contém ferramentas de configuração e manutenção do sistema. Alguns aplicativos acessíveis apenas ao superusuário são instalados neste diretório.
/srv = Dados de serviços fornecidos pelo sistema.
/lib = Contém as bibliotecas compartilhadas e os módulos do kernel.
/media = Ponto de montagem para mídia removível.
/dev = Contém todos os dispositivos do sistema, tais como: modem, HD, PenDrive, CD-ROM, entre outros. Esses diretórios são utilizados para troca de informações, não possuindo existência real.(dev vem do inglês, e é a abreviação de device, que significa dispositivo em inglês).
/etc = Contém todos os arquivos de configuração do sistema.
/tmp = Diretório reservado aos arquivos temporários utilizados por algumas aplicações. Como ocorre em muitos outros sistemas operacionais,durante o funcionamento são gerados arquivos temporários,inúteis após a conclusão do processo. Esse tipo de **Lixo** digital é colocado no diretório /tmp para que possa ser removido rapidamente,sem correr o risco de apagar os arquivos importantes.
/mnt = Diretório reservado para montagem de dispositivos e sistemas de arquivos em partições e discos locais e de rede.
/proc =Contém informações sobre os processos em execução no sistema. Assim como no diretório /dev, os arquivos e subdiretórios aqui contidos não são reais, sendo utilizados apenas como arquivos de troca.
/usr = Programas de usuários, sistemas de janelas X, jogos entre outros. Os links de alguns programas costumam ser instalados aqui.
/var = Contém arquivos de dados variáveis como log do sistema e diretórios de spool.
/opt = Diretório reservado para instalação de aplicações de terceiros como OpenOffice, softwares pagos etc.
/usr/bin=Contém ferramentas e aplicativos de cada usuário. Ao criar uma nova conta de usuário, o sistema cria automaticamente uma pasta /usr/bin.
/usr/dict=Diretório em que são armazenados os dicionários (o nome dict deriva do inglês dictionary) e as listas de termos do usuário.
/usr/doc=Esse diretório contém a documentação do sistema em uso.
/usr/games=Quem disse que no Linux não se pode jogar? Esse diretório traz alguns aplicativos interessantes para a diversão dos usuários.
/usr/info=Nesse diretório encontramos os arquivos para o sistema GNU Info,baseado em hipertextos.
/usr/lib=Assim como o diretório bin da raiz contém as bibliotecas para a execução das ferramentas,desa vez,porém trata-se dos componentes da ferramentas que se encontram no diretório /usr/bin.
/usr/local=Essa pasta contém arquivos locais,ou seja,exclusivos para cada sistema(ou aplicativo),que incluem documentação (/usr/local/doc) e os programas em si (/usr/local/bin).
/usr/man=Diretório que agrupa os manuais que podem ser lidos com o comando man.
/usr/share=Contém arquivos e componentes compartilhados por vários aplicativos. Nesse diretório,encontramos diversos subdiretórios com arquivos de ajuda,ícones,etc.
/usr/src=Esse diretório contém o código fonte (source) dos softwares disponíveis no sistema. Esse código pode ser visualizado e alterado livremente por programadores experientes para aprimorar o funcionamento de ferramentas e aplicativos,inclusive acrescentando opções de funcionamento.
/usr/tmp=É o diretório em que são colocados os arquivos temporários gerados pelo usuário ativo.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Fernando T. Da Silva
nandosilva

(usa Lubuntu)

Enviado em 10/11/2022 - 22:12h


Esta dica deve ser bem antiga, mas está certa na maioria dos itens citados, mas porem tem alguma coisa que não existe mais ou pelo menos em várias distros atuais.

/usr/tmp = nunca vi e acho que não existe mais atualmente.

/media = não é só ponto de montagem para mídia removivel e utilizando também para montagem de outro HD instalado, ou de outras partições, quando elas
não são montadas automaticamente na inicialização (quando elas não constar no arquivo /etc/fstab), fazendo acesso direto com seu gerenciador de arquivos desktop.

/mnt = atualmente é utilizado apenas para montagem manual (pelo menos nas grandes distros), agora é utilizado o /media no lugar dela ao fazer uso direto pelo gerenciador de arquivos desktop e onde estas partições ou outro HD são listado automaticamente no gerenciador de arquivos desktop mesmo que não esteja no /etc/fstab)

/usr/dict = não existe mais ? pelo menos em algumas distros

/usr/doc = não existe mais ? pelo menos em algumas distros

/usr/info = não existe mais ? pelo menos em algumas distros






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts