Fellype
(usa Slackware)
Enviado em 09/11/2018 - 15:22h
niquelnausea,
niquelnausea escreveu:
já fazem alguns anos que testei isso, e na época o ganho de desempenho parecia ser falso, já que mesmo após os gerenciadores de arquivos informarem as operações como "concluídas", o sistema continuava escrevendo no disco. o único formato que demonstrou um certo ganho foi o f2fs. não testei btrfs naquela época. desde então, uso o fat32 mesmo.
Sim, o sistema continua escrevendo no disco mesmo que a operação apareça como concluída. Mas, o que percebi é que isso acontece independentemente do sistema de arquivos. E, somando o tempo total (escrita + parar de piscar o led), os resultados aqui tem sido notavelmente melhores com o btrfs.
Daqui uns dias vou fazer uns testes mais sistemáticos com um pendrive que tenho sobrando e realizar uma análise qualitativa comparando alguns sistemas de arquivos.
sobre durabilidade, é óbvio que o tempo de vida será menor, mas acredito que fatores como temperatura de trabalho, transporte e manuseio, desgaste dos contatos metálicos e componentes internos, umidade, e mais alguns outros, irão matar o pendrive antes mesmo da memória estragar por numero de operações.
De fato, nunca perdi um pendrive por conta de atingir o número limite de operações.