lieggio
(usa Ubuntu)
Enviado em 21/12/2024 - 10:51h
Olá pessoal, eu tenho uma GPU AMD RX 580 8gb. Estava usando ela no Windows. Ocorre que os drivers AMD tem apresentado anomalias com aplicações Open GL. Então, no fórum de um visualizador 3D que eu utilizo me foi falado que no Linux as GPUs AMD tem funcionado muito melhor, inclusive na questão do Open GL.Pois bem, é fato!!! Minha RX 580 funciona muito melhor no Linux. Então estou saindo do Windows e indo para uma distribuição baseada em Ubuntu, no caso a 24.04, que tem como interface gráfica o KDE Plasma. Eu não vou negar que meu computador apresentou um funcionamento 100x melhor do que o apresentado no Windows 11, por exemplo. Bom resumindo em miúdos a minha RX 580 funcionou muito melhor, inclusive numa aplicação 3D, versão Linux, que tem como base de renderização o Open GL. Então os problemas que vinha enfrentando no Windows, tais como texturas borrando nada e perda de desempenho (FPS) sumiram, como num passe de mágica, E a qualidade dos gráficos definidas na referida aplicação foi o mesmo que no Windows, ou seja entre o "alto" e o "ultra". Interessante ressaltar que mesmo em ambientes com muita coisa sendo renderizada, no Linux não apresentou 'lag" algum. Já no Windows não posso dizer o mesmo.
Pois bem, "nem tudo são flores". No Linux tenho notado que o funcionamento da GPU mudou. Bem, como assim? Hã... tenho notado que ao exigir da placa ela aparenta esquentar mais do que notava no Windows. E as ventoinhas parecem ficar em rotação mais alta o tempo todo. Fazendo com que o índice de ruído fico mais "nítido". Algo que no Windows eu percebia ter uma oscilação. Ou seja a ventilação da GPU não ficava o tempo todo com as ventoinhas rodando na alta. Percebo que isso se deve ao fato de, no Windows, ter o app gerenciador da placa que é o AMD Adrenalin. Nele eu deixei as configurações que fiz para um melhor funcionamento da GPU e tudo vai "muito bem" aqui. Uma outra coisa, curiosa, que andei notando foi o seguinte. Ao rodar a referida distribuição no modo Live, via pendrive, para testar de fato o funcionamento de tudo. Em dado momento, usando um visualizador 3D (versão Linux). Após um tempo de uso o teclado meio que reiniciou. Foi como se a energia da porta USB estivesse sido interrompida e retornada, em fração de segundos. Penso que, talvez, possa ser a GPU impactando o sistema de alimentação energética, pois a RX 580 já possui um TDP mais elevado por padrão. Aqui uso uma fonte de 650W real 80 Plus Bronze, MSI Mag A650BN, que tem dado conta de sustentar tudo no Windows numa boa.
As perguntas que faço são as seguintes:
1) Tem como instalar o AMD Adrenalin no Linux Ubuntu?
2)Se não, existe alguma aplicação que faça o mesmo que o Adrenalin faz?
Poderia, no caso, ao usar mais da GPU, ela estar puxando muita energia ao ponto de impactar no sistema como um todo?
Ainda não instalei, em definitivo, a referida distribuição Linux, baseada no Ubuntu 24.04 com interface KDE Plasma. Eu confesso que não "curti" muito ver que a GPU aparenta trabalhar mais e gerar mais calor. Como não consegui achar uma aplicação que faça o mesmo que o Adrenalin, ou se existe versão dele pra Linux. Tenho receio que este aparente aquecimento que notei, somado as ventoinhas que acabam trabalhando em rotação mais alta por mais tempo, possa diminuir a vida útil da minha GPU.