Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?

1. Comando TRIM - Devo usá-lo com que frequência?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 30/07/2014 - 22:26h

Olá pessoal, minha primeira mensagem aqui no fórum, estou com uma dúvida com relação a frequência com que o comando trim pode ser executado para manter o SSD "saudável", seguindo as instruções desse site: https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/ssd foi recomendado que o comando passasse a ser executado a cada nova iniciação do sistema, em contrapartida a já configurada execução semanal do comando pelo Ubuntu 14.04 através do crontab, para isso foi recomendado a inserção do comando:
Código:

fstrim -v / 


dentro do script /etc/rc.local.

Eu entendi que o comando trim é utilizado para criar uma forma de fazer com que o sistema operacional informe para o SSD os espaços não mais utilizados pelo SSD, então isso libera espaço para o SSD, evitando de alguma forma operações de escrita (essa parte não entendi muito bem).

Minha dúvida é a seguinte: O próprio comando trim é uma operação de escrita? Se sim, então ele não deve ser utilizado com tanta frequência, pois pode acabar prejudicando a vida útil do SSD, se não, então ele pode ser configurado, por exemplo, para ser utilizado a cada minuto sem causar danos as SSD? Eu sei que é um exemplo absurdo mas se temos como premissa que o comando trim não causa danos ao SSD, apesar de causar alguma lentidão do sistema, então podemos executá-lo frequentemente, correto?

Se alguém puder me tirar essa dúvida eu ficaria muito agradecido, pois meu SSD custou caro e eu pretendo fazê-lo durar bastante tempo.

Postado originalmente em http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,114070.0.html


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts