removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 30/11/2007 - 16:22h
A revista Super Interessante 246/dez 2007, trás na sessão "STECH, Notebooks, págs. 110 e 111, uma avaliação de Notebooks de diversas marcas e modelos.
Sobre o produto Dell Vostro 1000, o autor da reportagem Bruno Garattoni, diz o seguinte:
"Os laptops baratos geralmente tem um problema: o sistema operacional Linux, que pode complicar o uso da máquina".
Um pouco mais abaixo, ainda sobre o mesmo produto, o autor diz: "Sólido, ótima relação custo benefício, pois inclui o windows XP."
Naturalmente o autor, apresentado pela revista como jornalista, não menciona as razões técnicas para justificar seus comentários, esquivando-se dizer que, em boa parte dos casos, o Linux é o único responsável pela redução do preço de determinados produtos. Também não deve saber que há casos de produtos cujos consumidores solicitaram a substituição de Windows por Linux, por julgarem este último uma melhor opção.
O mais grave, é que pela forma como o texto foi escrito, a mensagem beira a via subliminar, pois passa sutilmente de uma crítica negativa contra um, para uma recomendação positiva a favor do outro. E sem maiores explicações.
Eu sinceramente não entendi aquilo tudo. Não sei se o sr Garattoni tentou produzir um texto jornalístico e não conseguiu por incapacidade ou, se desejou apenas manifestar a sua opinião. Todavia, neste caso, é conveniente lembrar que jornalista não pode dar opiniões públicas sem deixar claro que é isso que está fazendo. jornalismo tem como premissa o compromisso com os fatos e eles precisam ser apresentados para justificar qualquer narrativa.