nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 20/08/2007 - 10:21h
Quando se trata de custo é preciso ter em mente de onde se parte e aonde se quer chegar.
Já assisti informatização de um negócio médio onde não se tinha nada, e informatizaram com windows. O custo de treinamento foi tão grande quando seria com linux, o custo de instalação foi maior devido ao custo de licenças.
No caso de migração a coisa pode ser diferente, ou não.
Em geral isso depende do tipo de software que será utilizado.
Num caso de informatização inicial básico, digamos: Comunicação, apresentação, planilha, banco de dados, processador de texto e multimedia, o Linux seria bem mais em conta, porque esses software são open source.
Os custos de instalação de hardware são praticamente os mesmos. O custo de configuração, e instalação de programas idem, exceto o custo de licenças. Se tudo for muito padrão pode-se encontrar profissionais que trabalham por R$50,00 a hora. Caso se exija algo muito específico o custo do profissional pode chegar a R$200,00 a hora.
Pacotes bem definidos, e bem especificados ajudam a manter os custos sob controle. Pacotes mal definidos com uma seqüência de adaptações podem causar explosão de custos.
A grande dica (humildade a parte) é:
Antes de qualquer coisa pense bem, em tudo, o que você precisa.
Liste tudo o que quer.(Em termos gerenciais significa fazer psicoterapia para saber o que quer).
Liste tudo novamente e repasse verificando se precisa mesmo e se não esqueceu nada.
Depois de listar tente definir tecnicamente no melhor nível de detalhe possível.
Depois disso, você pode levantar os custos com precisão a partir dos detalhes.
Tudo o que for esquecido ou definido de maneira inadequada vai lhe arrombar o orçamento.
POr último, a sabedoria americana:
You will get what you pay for.
Você obtem o que voce paga.
É isso.