e quando a pressão popular não funciona?

1. e quando a pressão popular não funciona?

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 17/08/2011 - 20:57h

Uma passeata* ocorreu em rio preto contra o aumento dos vereadores e dos cargos na prefeitura porem o aumento foi aprovado por quase unanimidade.

em casos assim o que o povo pode fazer além de depor os governantes?

que tal o povo demostrar completo repudio por essa corja, ou seja sempre tratar da pior maneira possível e que ainda fique dentro da lei, evitar ficar perto, passar rápido por eles, etc? é fato que ninguém gosta de de ser repudiado então esse tipo de pressão poderia ter uma boa eficacia.
você acha que isso seria algo valido e viável, considerando que você terá que eliminar todos os políticos do brasil para poder combater a corrupção? defenda a sua opinião.

* link da passeata: http://blogdotas.terra.com.br/2011/08/17/vergonhariopreto/


  


2. Re: e quando a pressão popular não funciona?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 17/08/2011 - 21:29h

Esses vereadores que votaram contra o interesse da população foram eleitos por essa mesma população. Houve, por assim dizer, uma verdadeira "traição" ao voto recebido.

Como reagir?

Simplesmente não votando mais nessas pessoas. Elejam outros, deixando os atuais vereadores, todos candidatos certos à reeleição, no limbo.

O voto é a arma (e também a alma) da democracia.


3. Re: e quando a pressão popular não funciona?

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 17/08/2011 - 21:41h

isso funcionaria se no sistema eleitoral do brasil fizesse o voto que foi para x ficar apenas em x e não como é atualmente onde você vota em x vai para x, y, z. onde que x, y e z são do mesmo partido ou da mesma coligação isso sem falar do fato de que os que já estão no poder podem corromper os que entrarem com ideias nobres.

outro problema do voto é que precisa de empenho para descobrir um bom candidato e mais empenho para ver se ele esta agindo conforme ele disse.


4. Re: e quando a pressão popular não funciona?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/08/2011 - 21:50h

Estaria aí força de redes sociais. Mas quem usa esses serviços é tão desinteressado de seus direitos políticos quanto é averso em exercer seu voto corretamente nas urnas.

'Cada povo tem o governo que merece'-> Este ditado é velho, coitada da minoria que vota corretamente.


5. izaias

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 17/08/2011 - 22:40h

você esta certo,o papel dessa minoria é de fazer a maioria levantar a bunda da cadeira


6. Re: e quando a pressão popular não funciona?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 17/08/2011 - 22:41h

Amigo, existe voto proporcional e voto majoritário. No primeiro, vc vota no candidato e no partido; no segundo, apenas no candidato. O primeiro serve para eleger integrantes do legislativo, em representação proporcional ao número de eleitores, onde o partido se destaca (ou deveria se destacar) pelo respectivo programa. O segundo elege integrantes do executivo, onde o candidato se destaca. A exceção é o senado, ou câmara alta, onde importa a representação do estado, província ou condado, sendo os representantes igualmente divididos entre as unidades territoriais. Aqui, no Brasil, três Senadores por Estado, não importando a população de cada Estado, eleitos os mais votados (voto majoritário).


7. Re: e quando a pressão popular não funciona?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/08/2011 - 22:47h

Ontem descobri no Jornal Nacional uma coisa que não sabia sobre a Argentina. Lá primeiro a população escolhe quem serão os candidatos e depois de escolhidos os mesmos, ocorre a eleição final.
No caso da reportagem foi para eleição presidencial, Cristina Kirchner tem 50% de ser candidata.

Interessante, não?


8. Re: e quando a pressão popular não funciona?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 17/08/2011 - 22:50h

Não quero ser chato e muito menos ser acusado de bairrismo, já que sou do Estado com maior população, maior PIB e "menor representação" proporcional na Câmara dos Deputados.

Não sei como anda a conta hoje em dia, mas sei que um deputado federal paulista chegou a "valer" cerca de cinco deputados federais do nordeste, incluindo a Bahia e Pernambuco, os Estados com maior população e maior desenvolvimento econômico daquela região.

Isso quer dizer que a representação de São Paulo deveria ser muito maior do que é, ou que a representação dos demais Estados deveria ser reduzida, tudo isso a depender da sempre adiada "reforma política".

E os políticos, como principais interessados (em ganhar dinheiro escuso, pois surpreende o número de escândalos no atual (des)governo), não querem reformar nada. Para eles, assim como para os vereadores de Rio Preto, "tá tudo certo".








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts