hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 23/07/2017 - 14:08h
uruk escreveu:
Spotify, Netflix, Amazon Primer, Deezer
Quando eles usarem uma licença livre, eu uso.
Penso de forma semelhante. Um serviço de streaming que eu gosto bastante é o Jamendo. O aplicativo de Android dele está sob licença Apache. Também existe um plugin dele para o Amarok sob a GPL.
Mas não apenas o software é livre, como também o conteúdo, que está sob licenças livres ou de livre distribuição, geralmente Creative Commons. Isso significa que não há qualquer impedimento legal para que você baixe as músicas para seu computador/celular/tablet e reproduza no software de sua escolha, no dispositivo de sua escolha, além de poder redistribuir as músicas para outras pessoas.
Parece que um serviço assim não gera lucro nenhum, né? Mas aí é que está a parte mais legal... gera lucro sim. Algumas músicas, embora de livre distribuição, não podem ser usadas para fins comerciais ou trabalhos derivados. Nesses casos, se você tiver interesse em usar alguma música pra fazer algum comercial ou usar em algum filme ou jogo, ou qualquer outro trabalho, você adquire uma licença personalizada para isso. Dessa forma você pode ouvir a música primeiro, testar e se gostar aí você compra.
Também existem serviços de rádio (streaming) que podem ser alugados para fins comerciais, mas que estão disponíveis para uso privado gratuitamente.
E ainda existe a opção de fazer doações aos artistas.
Este é o modelo de streaming mais interessante que vi até o momento.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira