Eduamaro
(usa Linux Mint)
Enviado em 28/12/2019 - 14:01h
phoemur escreveu:
jbaf68 escreveu:
Boa tarde,
A pergunta é: Por que não confiar?
Porque eu não confio em ninguém é um ótimo motivo.
Se eu quero uma informação vou na documentação do software, na documentação oficial da distro, no código fonte, enfim, nas fontes primárias da informação.
Assistir vídeo do youtube, embora possa funcionar, não tem a mesma credibilidade que a documentação do Debian, por exemplo. Vira um "telefone sem fio".
Por isso uso software open source. Porque sou cético...
______________________
https://github.com/phoemur
A questão é, entendo a utilidade da documentação e a sua importância, mas eu estou começando uma apresentação importante, de repente o laptop que estou não reconhece o conector VGA do projetor como uma saída de vídeo válida. Você vai sair lendo *toda* a documentação do xorg e o xrandr para descobrir no final que era o driver da palca de vídeo que estava faltando? Ou que faltava habilitar o repo nonfree e dar um apt install no driver porque ele só reconhece no driver padrão o lvds?
A documentação é sim importante, mas ter toda informação peneirada e aglutinada com apenas o que você precisa no ctrl-c ctrl-v de 5s é a diferença entre dar um flop feio do caramba numa palestra da empresa e "mostrar que sabe e faz ao vivo" mas em coisa de minutos já estar de volta ao caminho, ninguém quer saber se você leu a documentação do slackware, do arch ou se foi no blog do diolinux no celular e digitou os comandos que ele colocou lá, querem que você resolva o problema. E outra, você, provavelmente, um usuário mais avançadinho, pode achar fácil dar um skimming por 5, 10 documentações e achar o que quer, provavelmente conseguiria facilmente de cabeça lembrar como instalar o arch na mão certinho e customizar ele, mas e o usuário iniciante, faz o quê?
Quer um exemplo? Você está longe de casa viajando, ocupado agora, te vem o seu tio falando pelo whatsapp que a sua avó ou tia precisa de ajuda com um notebook mulambento da CCE que ela usa pra usar o facebook, não sabe nem sequer o que é windows ou linux, algum parente instalou alguma distro qualquer (ele não está em casa, mas nem saberia resolver o problema), diz que só aprece letrinha dizendo algum erro na tela, você vai mandar um pdf da documentação do xorg para ele? Ou vai pegar o primeiro tutorial bem explicadinho de como resolver aquele problema e mandar pro cara? Manda ele fazer o arroz com feijão, é mais simplês.
E outra, cuidado com o generalismo na sua frase, "não confio em *ninguém*", então você também não deve confiar na documentação que você diz que lê correto? Porque tanto o manual quanto o blog são escritos, revisados e criticados por seres humanos. E da mesma maneira que um dev escreve a documentação, um dev também pode fazer um tutorial em um blog para fácil uso, porque não? E você confia no primeiro mas não no segundo?
E amigo, é para isso que serve o senso crítico e a pesquisa, você vai em 2, 3 páginas diferentes e vê a informação que precisa, bate umas com as outras, pesquisa, e chega a uma conclusão própria, a final você não simplesmente vê uma informação e acredita. Ou você costuma ser tão facilmente manipulável? É o mesmo conceito que monografia científica usa, você pesquisa informações, dados, analisa eles, e toma uma conclusão em cima de outros trabalhos e dados seus. Se você não confia no blog do zézinho, acha estranho aquele ppa que ele adiciona, ou aquele .rpm que ele manda você baixar ou aquele script .sh mas de repente não sabe ou não olhou do que se trata, que bom, isso significa que o seu senso crítico está funcionado, então vai e pesquisa outros tutoriais para a mesma coisa, e vê se é diferente. É assim que se trabalha com a internet.
Não estamos discutindo aqui se o blog do diolinux substitui toda a documentação das distros da família debian ou mesmo dos pacotes que elas tem como os citados xorg, xrandr, estamos discutindo se são boas fontes de conhecimento da maneira que se espera de um blog, não adianta comparar laranjas com bananas.