lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 02/01/2013 - 23:06h
andrebian escreveu:
lcavalheiro, quando vc fala de bugs e travamentos no Ubuntu fala do Unity ou de uma maneira em geral? É que eu uso KDE e não tenho tantos problemas conforme eu to vendo o pessoal reclamar...
Não posso negar que a skin Unity responde por boa parte dos bugs e do consumo de recursos da máquina do MS Ubuntu, e seria hipocrisia negar que essa skin não tenha seu quinhão entre minhas críticas à distro. Mas se fosse assim, mais prudente seria elogiar o KUbuntu ou XUbuntu e dirigir a crítica apenas à skin dos infernos. O amigo danniel-lara resumiu bem minha opinião sobre o Unity, seria redundância me estender sobre isso.
Entretanto, eu falo de uma maneira geral. Há algumas tarefas simples que qualquer usuário deveria ser capaz de fazer sem sustos, mas normalmente gera instabilidade ou mesmo quebra de pacotes essenciais. Atualizar o sistema é algo temeroso, e era para ser algo que um usuário comum pudesse realizar com facilidade. Instalar novos pacotes pode gerar instabilidade nos antigos. Os pacotes essenciais do 12.10 foram lançados com bugs ainda por resolver. A lista é grande, mas para quem conhece o mundo GNU / Linux sabe que várias práticas da MS Canonical deixariam Bill Gates e o Steve Balmer com inveja - ou vergonha, tamanha a vileza do ato, tipo o spyware da Amazon.
Minhas críticas não se resumem à qualidade do sofware distribuído, mas a esse comportamento da empresa que fere a dignidade e ofende a inteligência de seus usuários. Distribuir software mal-acabado é, no mínimo, antiético.
wellingtonsr escreveu:
Quantas distros de respeito tem? Por que nenhuma outra entra no mercado de dispositivos móveis?
Das grandes distros, o MS Ubuntu é a única que tem uma empresa por trás querendo ter lucro a todo custo - e eu não critico isso, afinal algo tem que pagar as viagens de Mark Shuttleworth ao espaço. O Slackware é mantido quase que pelo esforço solitário do tio Pat, o Debian é mantido pela comunidade e o RedHat / Fedora ganha sua grana no mercado de servidores. Dessas, apenas a Canonical tem interesse em ganhar dinheiro mas ainda não tem um mercado próprio, então parece que pular para um dos mercados em ascensão (OS pra smartphone) é a tentativa de estabelecer uma dominância de mercado.