Delusion
(usa Debian)
Enviado em 28/07/2016 - 20:03h
Sou fã do Arch, é um de meus prediletos, já rodei o distrowatch inteiro e não achei outro linux mais versátil e simples ao mesmo tempo. Entretanto, acredito que essas refusis dele (manjaro, antergos, etc) só servem para quem quer APRENDER ARCH, não para quem apenas quer um sistema qualquer, instalar e usar. Estes devem usar buntus(incluindo mint, que também é um dos buntus), opensuse ou qualquer outra distro que se proponha a ser out-of-the-box, mas não rolling-release, porque estas podem dar pepino a qualquer hora, codecs sumirem, programas não abrirem mais, drivers que somem, o som que agora resolveu não mais funcionar, teclado que desconfigura, etc.
Uma distro de release periódica não está livre disso, mas é mais raro. Nos buntus novos por exemplo, alvo de tanto xororô aqui no fórum, não tive nenhum problema desses até agora, assim como tenho buntus 14.xx e mint 13, instalados desde o lançamento.
Já ao Manjaro, dei 3 chances em épocas diferentes da minha experiência linux e, em todas elas tive problemas com programas que param de funcionar, pendrive que para de montar, som, bug de tela cheia, etc. No Antergos, com menos frequencia, mas ocorreu também (talvez por receber atualizações mais rápido que o manjaro). Incrivelmente, no Arch puro, isso non eckziste!
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Não importa a distro que você usa, o que importa é o que você faz com ela.
Distros que já usei e conquistaram meu respeito: Mint, Fedora, Arch, Lubuntu, Xubuntu.